RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SOARES FRANCO, Francisco. DICCIONARIO DE AGRICULTURA,

EXTRAHIDO EM GRANDE PARTE DO COURS D’AGRICULTURE DE ROSIER, COM MUITAS MUDANÇAS PRINCIPALMENTE RELATIVAS A´ THEORIA, E AO CLIMA DE PORTUGAL, E OFFERECIDO A SUA ALTEZA REAL O PRINCIPE REGENTE NOSSO SENHOR POR FRANCISCO SOARES FRANCO, DEMONSTRADOR DE ANATOMIA, OPERAÇÕES CHIRURGICAS, E ARTE OBSTETRICIA NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, OPPOSITOR DE MEDICINA, BACHAREL FORMADO EM PHILOSOPHIA, ETC. COIMBRA: NA REAL IMPRENSA DA UNIVERSIDADE. 1804.

Obra em 5 volumes. In 8º gr. (de 12,5x19 cm) com xviii, 392, [1] + 416, [1] + 378, [1] + 431 + 499 pags.

Encadernações da época inteiras de pele com ferros a ouro na lombada e nos rótulos negros.

Ilustrado em extratexto com gravuras de página inteira intercaladas nas mais relevantes partes do texto.

Obra de uma importancia que ultrapassa o seu título, pois trata-se de uma enciclopédia agricola, na qual o autor ainda acrescenta entradas sobre os seus próprios conhecimentos de obstectricia, higiene e saúde pública, cirurgia e outras entradas que transcendem a agricultura e mostram como seriam vários os assuntos colaterais tratados na aulas da Universidade de Coimbra.

Nomeadamente:

Volume 1º contém um Tratado de Apicultura nas primeiras 94 páginas, apresentando 2 gravuras com abelhas, colmeias ou cortiços no modelo tradicinal e no modelo moderno. O mesmo volume apresenta nas últimas 30 página um tratado sobre a batata o qual define as suas 11 variedades variedades originais.

Volume 2 contém  um Tratado sobre o Bicho da Seda nas primeiras 66 páginas, não apresentando gravuras. Segue-se um tratado de 10 páginas sobre o gado vacum. Em seguida o autor apresenta uma gravura sobre os borroletes, ou feridas das arvores. Sobre o cavalo o autor apresenta um artigo com 16 páginas e ilustrado com uma gravura desdobrável com o conceito das porporções harmoniosas da fisionomia do cavalo, das suas pelagens, e alimentação. Neste volume existe um extenso capítulo com 42 páginas sobre charruas, arados e o modo de engatar as juntas e de fazer as lavras, ilustrado com 3 gravuras de arados e semeadoras. Nas últimas 25 páginas deste volume existe um Tratado sobre os Alambiques e sobre a Destilação dos vinhos e das aguardentes, ilustrado com uma gravura com o desenho da destilaria.

Volume 3 contém um manual sobre a Enxertia nas primeiras 25 páginas, ilustado com uma gravura mostando as várias técnicas. Segue-se um capítulo sobre os estrumes , apresentando-se uma máquina de moer a planta do fagopiro que era usada como estrume. Mais adiante apresenta-se uma pequena entrada com uma gravura de um edificio (pags. 148-149): trata-se de uma construção ou forno para incubar ovos e obter pintos que o autor diz ter sido inventada pelos antigos egipcios.

 

Referência: 1712JC021


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters