RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MESQUITA. (Marcelino de) ALMAS DOENTES.

Tragédia em dois actos. Por ... Auctor da: Pérola, O sr. Barão, Os Castros, O VelhoTema, Leonor Telles, Dôr Suprema, O Regente, Peraltas e Secias, A Noite do Calvario, O Tio Pedro, Sempre Noiva, Uma Anedota, Etc. Ferreira & Oliveira Lda. Editores. Lisboa. 1905. De 20,5x13,5 cm. 83, [iii] págs. Brochado.

Exemplar com assinatura de posse na folha de rosto e ex-libris colado na folha de anterrosto ambos de José Luís Vergas Rocha. As páginas finais sem numeração contêm um catálogo de livros editados pela Livraria Ferreira.

Rara 1ª edição desta peça de teatro representada pela 1ª vez no Teatro D. Maria II, em 28 de Abril de 1905. 

Baseia-se nas teorias em voga no fim do Século XIX sobre a degenerescência pela transmissão de caracteres hereditários defeituosos ás gerações seguintes. As duas principais personagens (pai e filha) suicidan-se pois os seus antepassados enloqueceram e fizearm o mesmo.   

Marcelino Antónipo da Silva Mesquita (Cartaxo 1852 - 1916) dramaturgo, poeta, escritor, político e deputado pelo círculo do Cartaxo. É autor de muitas peças de teatro de tema histórico e de tema contemporâneo tendo algumas destas últimas causado escândalo pela forma como abordavam questões como a prostituição.   

Referência: 1712PG051
Local: 8-14-C-267


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters