RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SABUGOSA. (Conde de) O PAÇO DE CINTRA.

Desenhos de sua Magestade a Rainha a Senhora Dona Amelia. Apontamentos historicos e archeologicos do ... Collaboração Artistica de E. Casanova e R. Lino. Imprensa Nacional. Lisboa. 1903.

De 33x23 cm. Com [xii], 274 págs. Brochado. Ilustrado no texto e em extra-texto com desdobravéis com:

- Capitais decorativas;

- Planta legendada do Palácio da Vila de Sintra (levantada em 1902);

- Tecto da Sala de Brazões do Real Paço de Sintra;

- Planta das minas e encanamentos de água do Almoxarifado de Sintra (em 1901);

Obra de grande beleza e raridade consagrada à exposição da história do Paço Real de Sintra, e publicada com o préstimo da Rainha D. Amélia, cujos desenhos do Palácio ornam várias páginas.

Escrito à laia de guia, este estudo sinóptico resume, na primeira parte da obra, a história do monumento, desde as suas origens até ao século XIX, descrevendo as fases de construção mais significativas, importantes momentos da História de Portugal que ali tiveram lugar, nomeadamente memórias de acontecimentos da corte de diversos soberanos (D, João I, D. Duarte, D. Afonso V, D. João II, D. Manuel I, D. João III, D. Sebastião e D. Pedro II).

A segunda parte devota-se à descrição das diversas salas do Paço, apresentando com grande escrutínio diversos pormenores arquitectónicos ou artísticos, de que destacamos as notícias sobre a heráldica da Sala dos Brasões, a antiguidade e riqueza artística dos azulejos moçárabes e, ainda, as siglas maçónicas encontradas na cantaria do monumento e seu significado.

Figuram no epílogo da obra vários documentos de grande interesse para a corroboração das teses apresentadas, nomeadamente a Medição das Casas de Cintra, extraído do Livro d'El Rei D. Duarte, o Livro Truncado da Receita e da despeza, por André Gonçalves, o Relatorio das Aguas do Almoxarifado de Cintra, elaborado pelo Sr. Abreu Victal e D. Luiza Sigea de Toledo, Syntra, versão do Rdo. Pe. Fiadeiro. Contém, também, bibliografia das obras consultadas pelo autor e um índice alfabético exaustivo.

Referência: 1802JR012
Local: I-28-A-4


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters