RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79730

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PLUTARCO REVOLUCIONARIO,

Que descreve a vida e caracter das personagens, que mais se tem distinguido nos Annaes recentes da REPUBLICA FRANCEZA. ESCRITO EM INGLEZ e traduzido do original em Portuguez. Vol. I. Lisboa. M. DCCC. IX. [1809]. Na Offic. de Simão Thaddeo Ferreira. Com licença da Meza do Desembargo do Paço.

In 8º de 15,2x10,1 cm. com 358 págs.

Encadernação da época com lombada e cantos em pele.

Obra muito rara que não é referida por Inocêncio. Só existe um exemplar registado na Porbase. Foi publicado um segundo volume. Muito importante para o estudo do período das invasões francesas em Portugal.   

Tradução de uma obra original publicada em três volumes em inglês, no ano de 1804. O presente volume inclui a biografia de Napoleão Bonaparte, que ocupa as páginas 46 a 256, e as biografias da mãe de Napoleão, do seu irmão José, de sua primeira mulher, dos enteados e restantes irmãos e irmãs, a quem o autor chama: «a escura, abjecta, e prostituída raça de Bonaparte... dissolutas irmãs de hum infame usurpador». 

A obra inglesa terá sido escrita por emigrados franceses, refugiados na Inglaterra, com a ajuda de Lewis Goldsmith Stewarton, membro de uma família de judeus portugueses, personagem contraditório e complexo que foi agente de Napoleão e se tornou num seu inimigo jurado.  

Obra vincadamente anti-napoleónica publicada durante a 2ª Invasão Francesa de Portugal e que compara Napoleão a Robespierre, como sendo dois monstros que não recuam perante nenhum crime, acusando o primeiro de ter excedido em muito os crimes do segundo. Napoleão afirma o autor: «pela crueldade, e ambição, tem excedido todos os mais célebres malvados da antiguidade, e dos tempos modernos.».   

No fim da introdução, o tradutor ameaça os portugueses, que apoiaram os franceses: «Tremão, se ainda existem malevolos parciaes dos infames Franceses, que da parte de hum Governo sábio, e vigilante a punição será prompta no meio da vergonha de serem julgados amantes da ignomínia, escravidão, e prostituição; e inimigos declarados de tudo quanto existe de sagrado, e honesto na sociedade civil.».  


Temáticas

Referência: 1802PG118
Local: I-182-I-26


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters