RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



DIAS. (Jorge) VILARINHO DA FURNA.

Uma Aldeia Comunitária. Nota preliminar e prefácio de Orlando Ribeiro. Cancioneiro de Margot Dias. Desenhos de Fernando Galhano. Temas Portugueses. Imprensa Nacional - Casa da Moeda. Vila da Maia. 1983.

De 24x15 cm. Com 306, [ii] págs. Ilustrado. Brochado.

Reedição de um estudo etnológico de grande rigor consagrado à análise das tradições comunais de Vilarinho da Furna e região envolvente, resultante das observações in situ do autor e dos numerosos testemunhos por si recolhidos junto dos habitantes, cujos nomes são listados em apêndice.

Descreve a população de Vilarinho em grande pormenor, analisando a posição geográfica da aldeia, de que modo ali se instalaram as os primeiros habitantes, quais as características das suas habitações, utensílios, trajes, e alimentação.

Escrutina as actividades económicas da zona, com particular destaque para o pastoreio, a agricultura e a apicultura.

Reserva ainda vários capítulos à descrição das tradições culturais da povoação em estudo, elencando as crenças e superstições, as festas, danças, instrumentos, jogos, desportos, provérbios, advinhas e medicina populares.

Os numerosos desenhos e fotogravuras que ilustram a obra fornecem um suporte visual de excelência para o estudo desta aldeia, hoje submersa.

Referência: 1803JR111
Local: 9-20-E-31


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters