RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SILVA GARCIA. (M. Graça) LUÍS DE CAMÕES. ÁLBUM DE ESTAMPAS.

Organização e Estudo de ... Prefácio de José-Augusto França. Edição sob os Auspícios do Comissariado para a XVII Exposição Europeia de Arte, Ciência e Cultura. Os Descobrimentos Portugueses e a Europa dos Descobrimentos. Banco de Portugal. Lisboa. 1983.

De 30x23 cm. Com VIII, 126, [l] págs. Ilustrado com 50 estampas em extra-texto, reproduzidas sobre papel couché. Brochado.

Álbum publicado por ocasião do IV Centenário da morte de Luís Vaz de Camões, consagrado à reprodução e comentário da quase totalidade da colecção de retratística camoniana do Banco de Portugal.

O inventário e descrição das cinquenta espécies reproduzidas obedece a um critério cronológico e esquema geral, elencando: O nome do artista, local e datas de nascimento e morte ou de actividade conhecida; Transcrições de Subscrições ou Inscrições; Data; Escola; Técnica e Dimensões; Bibliografia e Notas.

Entre os artistas citados encontram-se Jean-Charles Alet, François-Adolphe-Bruneau Audibrian, Luigi Boscolo, João Cardini, Wilhelm Devrient, Jerónimo de Barros Ferreira, Simon Guérin, Eugénio Moretti Larese, Johann Mannsfeld, Francisco Augusto Metrass, Francisco António da Silva Oeirense; António Soares dos Reis, Maurício José do Castro Sendim, ou ainda Pedro de Villafranca Malagon, entre tantos outros, cujas biografias são esboçadas a traços largos.

Contém um estudo introdutório de José-Augusto França sobre a retratística de Camões ao longo da História, colocando foco na iconografia publicada a partir de 1880, no âmbito do Centenário supracitado.

Referência: 1805JR030
Local: I-19-C-23


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters