RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LAPEYRE. (Henri) UNE FAMILLE DE MARCHANDS: LES RUIZ.

Contribution à l"étude du commerce entre la France et l'Espagne au temps de Philippe II. Affaires et Gens d'Affaires. École Pratique des Hautes Études. VIe Section. Centre de Recherches Historiques. S.V.P.E.N. Paris. 1955.

De 25,5x16,5 cm. Com 672 págs. Ilustrado com 15 gravuras extratexto sobre papel couché e com 29 quadros estatísticos no texto. Brochado.

Contém prefácio, fontes e bibliografia, introdução, glossário, índice onomástico topográfico dos assuntos, das ilustrações e dos capítulos.

Estudo de grande fôlego e muito pormenorizado, sobre uma família de comerciantes espanhóis e sobre as suas actividades comerciais, muito bem fundamentado pela análise dos arquivos da famíla Ruiz, conservados até aos nossos dias no Hospital de Medina del Campo.

O membro mais proeminente desta família foi Simon Ruiz (Belorado 1526 - Medina del Campo 1597) com os seus irmãos Vitores (falecido em 1566) e André Ruiz (falecido cerca de 1580) que se estabeleceu na cidade francesa de Nantes. Os negócios foram continuados pelos filhos de Vitores e de André, mas já com o objectivo de ascenderem à nobreza.

Simon Ruiz, além de se dedicar ao comércio foi também um financeiro tendo sido nomeado bailleur de fonds de Filipe II, em 1576. Foi um mecenas da cidade de Medina do Campo e o Hospital por ele construído, com a Igreja, onde repousa o seu corpo, é um dos mais magníficos edifícios de Espanha.

Esta obra, apesar de ter como assunto principal o comércio entre a Espanha e a França, contém numerosas referências a comerciantes instalados em Lisboa e aos negócios de Simon Diaz com Portugal, nomeadamente ao comércio de especiarias.

Referência: 1806PG072
Local: I-16-F-26


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters