RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79731

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ARAÚJO. (Luís Manuel de) ESTATUETAS FUNERÁRIAS EGÍPCIAS DA XXI DINASTIA.

Textos universitários de ciências sociais e humanas. Fundação Calouste Gulbenkian. Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Coimbra. 2003.

De 22,5x20,5 cm. Com 1114, [iii] págs. Brochado. Profusamente ilustrado com fotogravuras de reproduções de estatuetas egípcias e hieróglifos.

Impresso em papel couché fino. 

Exemplar contém uma ligeira rugosidade na capa de brochura anterior.

Esta obra trata das estatuetas funerárias egípcias conhecidas pela designação de chauabtis ou uchebtis que eram colocadas nos túmulos para que no Além pudessem trabalhar nos campos de Osíris em lugar do defunto. Nela analisa-se a emergência dos chauabtis no Império Médio (XII dinastia) e a sua evolução, apreciando os objetos de terracota e de faiança produzidos durante a XXI dinastia (séculos XI-X a. C.).

Na primeira parte são apresentados os materiais e as técnicas, bem como a rica iconografia dos chauabtis, tomando como exemplos algumas estatuetas existentes em Portugal, seguindo-se a abordagem de algumas versões do capítulo 6 do “Livro dos Mortos” inscritas em estatuetas funerárias.

Na segunda parte é feito um inventário dos exemplares produzidos para os reis e funcionários da XXI dinastia encontrados em Tânis, para os sacerdotes de Amon e seus familiares (estatuetas pontificais), para os muitos funcionários da região tebana e seus familiares, e ainda os escassos exemplares oriundos de outras regiões do Egipto.

A terceira parte é dedicada às estatuetas funerárias da XXI dinastia pertencentes a colecções portuguesas, nomeadamente as da Sociedade de Geografia de Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia e de acervos privados.

Este estudo, que resulta de uma tese de doutoramento apresentada em 1998 na Universidade de Lisboa, permite, com a tradução dos textos presentes nas estatuetas, perceber melhor a organização do clero de Amon, apreciar a prosopografia e os títulos usados na região tebana e conhecer a onomástica com as invocações às divindades.

O volume inclui uma série de apêndices relacionados com o tema, bem como um muito sucinto resumo da obra em língua inglesa, ao final.


Temáticas

Referência: 1807DC023
Local: I-73-E-15

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters