RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MACEDO. (José Agostinho de) REFUTAÇÃO DOS PINCIPIOS METHAFYSICOS, E MORAES DOS PEDREIROS LIVRES ILLUMINADOS.

AUTHOR JOSÉ AGOSTINHO DE MACEDO. Sit fas audita loqui. Virg. LISBOA. NA IMPRESSÃO REGIA. ANNO 1816. Com Licença.

In 8º de 16,3x9,3 cm. Com x, 251, [i] págs.

Encadernação da época, cansada, inteira de pele, com ferros a ouro e rótulo na lombada.

As folhas preliminares contêm a prefação, as páginas 231 e 232 o índice, as páginas 233 a 243 apresentam o catálogo alfabético dos nomes dos subscritores e as páginas 245 a 251 incluem o catálogo das obras do autor que se vendem na Loja de João Henriques, na Rua Augusta, Nº 1. As páginas x, 230, 244 e final estão em branco.

Exemplar completo com a lista dos subscritores e com o catálogo das obras do autor, que faltam em outros exemplares, como foi o caso do registado por Inocêncio IV, 195. Obra com 16 capítulos e um apêndice com o extracto de um Projecto de Revolução do Conde de Mirabeau, publicado em Paris sem autorização do autor, incluído numa obra intitulada: «Mysterios da Conspiração».

Constitui um violento ataque à Maçonaria e ao Iluminismo. O autor considera «que os males todos de que ainda não deixou de ser víctima a Europa, vem das mãos ímpias, sacrílegas e homicidas do Iluminismo... Tenho observado e conhecido nos Illuminados hum Quichotismo methafysico, querendo vingar a humanidade (dizem elles) dos aggravos que lhe fez a Religião; mas nesta vingança dos aggravos consiste, e tem consistido a desgraça da humanidade. Tire-se aos homens a Religião, tudo será Anarquia política, Anarquia moral, Anarquia social».

José Agostinho de Macedo (Beja 11-09-1761 - Pedrouços 02-10-1831) é o maior escritor da transição do século XVIII para o XIX, necessitando a sua vasta obra de ser estudada e editada. É constituída por poesia épica e lírica, peças de teatro, oratória sagrada, crítica literária, polémicas literárias e políticas.

Inocêncio IV, 183-215 e XII, 200-203.

Referência: 1807PG051
Local: M-1-D-35


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters