RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PERDIGÃO. (Teresa) TESOUROS DO ARTESANATO PORTUGUÊS.

Volume I: Madeiras, Fibras Vegetais e Materiais Afins. [Volume II:Têxteis. Volume III: Cerâmica Tradicional [Olaria e Modelação]. Volume IV: Papel, Scrimshaw, Pedra e Metais] Texto de ... Fotografia de Nuno Calvet [e Carolina Rito [4.º Volume]] Editorial Verbo. Lisboa e São Paulo. 2001-2007.

Obra em 4 Volumes de 31x24 cm. Com 205, 205, 207 e 207 págs. Profusamente Ilustrados.

Encadernações do editor com sobrecapas de protecção.

Obra de vulgarização subordinada ao estudo do artesanato e processos artesanais em Portugal e nas Regiões Autónomas, divulgando os trabalhos de artesãos galardoados nacional e internacionalmente, e ainda valorizando famílias que sucessivamente têm passado o conhecimento de pais para filhos.

No primeiro volume descrevem-se os artefactos produzidos através de materiais como a madeira, as fibras vegetais e o miolo da figueira, bem como alguns dos seus produtores, descrevendo parte da história e tradições nacionais associadas aos cordofones, gaitas-de-foles, adufes, trabalhos em salgueiro, miniaturas, máscaras e usanças de festa, bonecas, figuras à madeirense, marafonas, entre outros.

No segundo volume descrevem-se várias tradições nacionais associadas à tecelagem, aos bordados, rendas e outras costuras.

Dedicado à cerâmica tradicional e artesanal, o terceiro volume divide-se em duas partes: Olaria e Modelação. A primeira abrange os trabalhos em barro vermelho que se estendem por Guimarães, Carapinhal (Miranda do Corvo), Bajouca (Leiria), Caldas da Rainha, Nisa, Redondo, São Pedro do Corval (Reguengos de Monsaraz) e Vila Franca do Campo (São Miguel), e os trabalhos de barro preto dos centros oleiros de Bizalhães e Molelos. No que à modelação respeita, a autora distingue entre Modelação Pintada (Barcelos, Avintes, Estremoz), Barro Branco (miniaturas de Herculano Dias das Caldas da Rainha), Barro Preto (Fazamões e Mangualde) e Barro Vermelho (Rebordões, Sobreiro e Vila Baleira).

No quarto e último volume são representadas as manufacturas em papel (papel recortado, registos), marfim (Scrimshaw), pedra e metais (Cobre, Bronze, Estanho, Ferro, Folha-da-Flandres, Ouro, Prata).

Referência: 1808JR043
Local: I-3-E-4


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters