RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BORBA. (Tomás) e Fernando Lopes Graça. DICIONÁRIO DE MÚSICA.

(Ilustrado). A - H. [I - Z.]. Edições Cosmos. Lisboa. 1956-1958.

2 Volumes de 23,5x17,5 cm. com [x], 674, [ii]; 752 págs. 

Encadernações do editor com lombadas em pele.

Ilustrado no texto com pautas musicais, fotografias de instrumentos e retratos de compositores em extratexto.

Exemplar preserva as capas de brochura.

Contém prefácio de Tomás Borba, Advertência de Lopes Graça, texto a duas colunas com os numerosos artigos que integram a obra ordenados por ordem alfabética, adendas e correcções, bem como índice das gravuras em extratexto. 

Trabalho musicológico de grande importância para a cultura portuguesa. A obra começou por ser elaborada por Tomás Borba com uma índole técnica e histórica e foi ampliada com a matéria biográfica de compositores, libertistas e intérpretes por Lopes Graça que, depois da morte do primeiro, foi encarregue da revisão e do acompanhamento da edição.  

Tomás Vaz de Borba. (Conceição, Angra do Heroísmo 1867 - Lisboa 1950), músico, compositor e professor, foi um inovador em questões pedagógicas. Padre católico, ordenado em 31 de Agosto de 1890, foi Prior da Igreja dos Mártires e Comissário da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. Veio estudar para o Conservatório de Lisboa em 1891. Depois de concluídos os estudos foi nomeado professor de Harmonia e de História da Música, funções que desempenhou entre 1901 e 1937. Foi também professor na Escola Normal Primária de Lisboa e professor de muitos dos grandes vultos da música portuguesa do século XX.   

Fernando Lopes Graça (Tomar 1906 - Parede, Cascais 1994) é um dos mais notáveis compositores portugueses do século XX, aluno de Tomás Borba, Luís de Freitas Branco e Viana da Mota. Deixou uma vasta obra predominantemente instrumental, mas que inclui também obras corais sinfónicas e canções para coro e para canto e piano. Escreveu igualmente uma obra ensaística e histórica sobre temas musicais. Foi militante do Partido Comunista Português o que lhe causou um conjunto de dificuldades na sua vida profissional com as autoridades do Estado Novo.     

 

Referência: 1808PG003
Local: I-16-F-7


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters