RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



RIBEIRO. (Carlos) e Georges ZBYSZEWSKI. VUES DE LA CÔTE PORTUGAISE ENTRE L'ESTUAIRE DE LA RIVIÈRE DE MACEIRA ET PEDRA DO FRADE À L'OUEST DE CEZIMBRA.

Par Carlos Ribeiro (ouvrage posthume). Coordination et texte par George Zbyszewski géologue des Services Géologiques du Portugal. Direction Générale des Mines et Services Géologiques. Lisbonne. 1949.

In fólio (de 31x24 cm) com [3] e 13 pranchas desdobráveis com litografias de 31x85 cm.

Ilustrado com pranchas litografadas (de 31x85 cm), impressas na litografia da Imprensa Nacional e assinadas pela Comissão Geológica de Portugal, as quais apresentam o perfil da costa; desde a norte do Rio Sizandro e da Ericeira, até ao sul em Sesimbra. Brochado.

O texto descritivo apresenta 3 páginas impressas, cada uma das pranchas apresenta uma localidade mais notável, nomeadamente:

Prancha 1 : Santa Cruz e Pizão. Prancha 2: Porto da Calada. Prancha 3: Ericeira. Prancha 4: São Julião Prancha 5: Forte de Sta. Maria; Azenhas do Mar e Praia Grande. Prancha 6: Praia da Adraga e Focinho do Cabo da Roca Prancha 7: Forte do Guincho, Forte da Galé e Forte de São Brás. Prancha 8: Forte e Farol da Guia, Cidadela de Cascais; até à Ribeira de Bicesse. Prancha 9: Praia da Vigia da Parede até à Torre de São Julião da Barra; Foz do Tejo; e Forte de Picagallo até à Fonter da Pipa na Costa de Caparica. Prancha 10: Descidas das Vacas, Descida da Raposa até à Mina do Ouro. Prancha 11: Costa da Adiça, Lagoa de Albufeira, até ao Ri beiro da Tábua. Prancha 12: Praia de Mocinhos (Paia do Meco), Cabo Espichel, até à Pombeira. Prancha 13: Forte das Baralhas e Baleeira até à Pedra do Frade (perto de Sesimbra) Importante trabalho para o estudo das formações geológicas e da erosão do litoral a Norte e Sul de Lisboa.

O geólogo Georges Zbyszewski (1909-1999) encontrou nos arquivos da Biblioteca dos Serviços Geológicos de Portugal um acervo oitocentista dos presentes levantamentos. Resolveu publicar 290 exemplares com a melhor conservação no âmbito da ambito de 16º Congrasso Internacional de Cartografia realizado em Lisboa, em 1949. Estes exemplares, litografados no século XIX, são o resultado de um estudo efectuado entre 1857 e 1860 pelo geógrafo Carlos Ribeiro (1813-1882). Relacionam-se, segundo Zbyszewski, com os trabalhos da Comissão Geológica e Topográfica de Filipe Folque e são um belo exemplo do trabalho gráfico desta época, apresentando convenções para a representações das diferentes rochas (cálcarios, arenitos, areias, etc).

Carlos Ribeiro (1813-1882) foi um dos fundadores dos estudos geológicos que se baseiam no conceito de trabalho de campo geológico. Foi o primeiro geólogo português a reconhecer a sucessão estratigráfica dos terrenos do território de Portugal Continental. Inicia os estudos de Geologia em 1840 e em 1850 estabelece relações com o geólogo britânico Daniel Sharpe, que vivera uns anos em Portugal e já publicara alguns trabalhos sobre geologia do país.

No período decorrido entre 1852 e 1857 traçou o primeiro esboço de uma carta geológica da região compreendida entre os rios Tejo e Douro. Um esboço do mapa geológico de Portugal Continental é enviado à Exposição Internacional de Paris e premiado com a medalha de prata. Em 1876, foi oficialmente publicado o mapa geológico de Portugal Continental. Este mapa viria a ser revisto, completado e actualizado, mais tarde, por Delgado e Paul Choffat. Em colaboração com Delgado, publicou em 1868 um estudo pioneiro sobre a arborização geral do país.

Em 1863, inicia os seus estudos pré-históricos com a descoberta dos concheiros de Muge no vale do Tejo. Em 1880, mercê do interesse da comunidade científica internacional sobre a discussão que remetia para o Terciário a existência do Homem e, em particular, do empenho de Carlos Ribeiro, tem lugar em Lisboa, o IX Congresso Internacional de Antropologia e Arqueologia Pré-Históricas.

Referência: 1810JC011
Local: M-12-B-47


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters