RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MARIANO FILHO. (José) INFLUENCIAS MUÇULMANAS NA ARCHITECTURA TRADICIONAL BRASILEIRA.

Editora A Noite. Rio de Janeiro. [Depositária Livros Horizonte Lisboa]. Rio de Janeiro. S/d. [1943?].

De 28x20,5 cm. Com 47 págs. Brochado. Ilustrado com 32 gravuras impressas em extratexto sobre papel couché, contendo impressões em sépia de fotogravuras, esboços e desenhos; e reproduções de quadros e pinturas antigas que retratam o tema em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Diamantina e noutras cidades brasileiras.

Primorosamente impresso a duas cores (texto a negro; e capitulares moçárabes a vermelho) sobre papel de algodão de elevada qualidade.

Exemplar com leves danos e faltas de papel nas capas de brochura, apresentando vestígios de restauro grosseiro. 

Minuciosa recolha iconográfica e descritiva da arquitectura que dominou a morfologia dos edifícios particulares brasileiros durante o século dezoito, e que à época desta publicação já estavam quase extintos.

Segundo o autor (pag. 12): «Adoptadas as normas de construir de acordo com a tradição do povo português para aqui transplantada, surgem naturalmente os elementos de caracterização de fundo árabe, profundamente integrados nos correntios temas de arquitectura popular portuguesa». Estes elementos são as sacadas, as persianas, as gelosias e os muxarabis (marquises) de origem portuguesa e marroquina; que são a tipologia da casa dita abalcoada.

Referência: 1810JC086
Local: I-6-F-6


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters