RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ROCHA. (João da) CANÇÕES PORTUGUESAS PARA AS ESCOLAS.

Introdução e aparato crítico por José Carlos Seabra Pereira. Prefácio de Álvaro Salema. Colecção Portuguesa. XIII. Fundação Calouste Gulbenkian. Centro Cultural Português. Paris. 1980.

De 26x20 cm. Com xiv, 251, [iii] págs. Brochado. Com pautas musicais no texto. Exemplar por abrir.

Cuidada edição, antecedida por um pormenorizado estudo biográfico e crítico, com uma descrição da obra do autor e a apresentação deste manuscrito inédito, escrito e preparado por João da Rocha, em 1908, e descoberto pelo poeta António Manuel Couto Viana. A edição inclui as músicas compostas por Hernâni Torres para várias poesias que completam a obra.

As poesias didácticas que integram este livro destinado ao ensino, antecipam a visão pedagógica patriótica e tradicionalista iniciada com a República e desenvolvida pelo Estado Novo.

João da Rocha (Viana do Castelo 1868 - 1921) Professor, funcionário político, colaborador da Liga de Instrução de Viana do Castelo, foi um poeta, novelista, pedagogo, historiógrafo, marcado pelo esteticismo e pelo dolorismo finisseculares. A partir de 1915, passou a ser secretário particular de António José de Almeida, desde que este político republicano se tornou Presidente do Conselho de Ministros do Governo da União Sagrada.

Referência: 1810PG088
Local: I-11-C-21


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters