RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LACERDA. (Aarão de) e outros. HISTÓRIA DA ARTE EM PORTUGAL.

[Por]... da Academia Nacional de Belas-Artes, da Academia Portuguesa da História. Portucalense Editora, S.A.R.L. Pôrto. 1942.

Obra em 3 volumes de 29x21 cm. Com 563- xxii,543-xviii e 575-xxv págs.

Belas encadernções do editor com lombadas e cantos em pele, guarnecidas de rótulos vermelhos e nervos, ferros, títulos e ornamentações decorativas impressas a ouro sobre a lombada. Com marcadores de página em tecido acetinado, nos três volumes.

Ilustrado no texto e em extra-texto sobre papel couché com fotogravuras a p./b, e sobre papel cartonado, apresentando vinhetas coloridas coladas sobre as pranchas.

Exemplar com ligeiros danos nas pastas de encadernação e vestígios de fita-cola nas guardas do volume II.

Obra publicada no âmbito do ano áureo de 1940, data em que se celebraram as comemorações centenárias da fundação e da restauração da Pátria, consagrada ao estudo dos valores espirituais que através dos séculos constituíram, no seu conjunto, a cultura artística Lusíada. Trata-se de uma edição monumental em três tomos, contendo um avultado número de contribuições sob os pontos de vista estético, crítico e informativo.

Assim, o volume I organiza-se em duas partes: Dos Tempos Préhistóricos à Fundação da Nacionalidade, em que são estudadas a artes da pré-história, romana, visigótica, moçárabe e muçulmana, e A Arte em Portugal nos Séculos XII, XIII e XIV, centrada na análise da arquitectura e escultura dos períodos românico e gótico, bem como da pintura e artes decorativas das três centúrias mencionadas.

Por motivo de falecimento do autor, os tomos segundo e terceiro contaram com a colaboração de uma equipa de académicos de primeira grandeza: Mário Chicó, M. de Mendonça, F. de Pamplona, D. Peres (Vol.II) e Reynaldo dos Santos (Vol. III).

O segundo tomo abre com uma evocação ao Dr. Aarão de Lacerda, seguido de dez capítulos temáticos, afectos às epígrafes: O Mosteiro da Batalha e a arquitectura em Portugal no fim do século XIV e no século XV; A escultura decorativa e monumental e a escultura funerária nos fins do século XIV e no século XV; A pintura no século XV; As artes decorativas no século XV - A ourivesaria; A arquitectura em Portugal na época de D. Manuel e nos princípios do reinado de D. João III: o gótico final português, o estilo manuelino e a introdução da arte do Renascimento; A escultura no século XVI; A pintura no século XVI; As artes ornamentais no século XVI; A escultura em madeira no século XVI; A iluminura.

Por último, o terceiro volume organiza-se em sete capítulos temáticos, centrados no estudo dos séculos XVII a XIX, e afectos às epígrafes: A arquitectura barroca e a suas origens; A arquitectura do século XVIII; Escultura barroca do século XVII; A pintura do período barroco; O estilo pombalino e o neo-classicismo; As artes decorativas dos séculos XVII e XVIII; O século XIX.

Referência: 1811JR031
Local: I-2-E-7


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters