RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CANHOTO VIDAL. (V. A.), J. E. MENDES FERRÃO, J. J. LOPES XABREGAS e L. PEREIRA COUTINHO. OLEAGINOSAS DO ULTRAMAR PORTUGUÊS.

Memórias da Junta de Investigações do Ultramar. Números 21, 31 e 35 (Segunda Série). Lisboa. 1960 e 1962.

3 volumes de 26x20 cm. com 268-lviii, 293-xlii e 245-xvi págs.

Ilustrados no texto e em extratexto sobre papel comum e papel couché, apresentando uma vasta selecção de fotogravuras coloridas e a p./b., esquemas, gráficos, tabelas de dados e fac-símiles. Exemplar por abrir. Brochados.

Obra pioneira no domínio da literatura agronómica em Portugal, apresentando um conjunto de trabalhos consagrados ao estudo da produção de oleaginosas nas províncias ultramarinas, incidindo, entre outros assuntos, sobre as problemáticas do melhoramento das oleaginosas cultivadas, das condições de produção, da introdução de novas culturas e da tecnologia de extração, bem como da subalimentação em África e suas consequências sobre a saúde pública.

Organiza-se em três tomos. Os dois primeiros são consagrados à inventariação das características botânicas de diversas espécies, cada uma constituindo um capítulo em que se fornecem elementos para o estudo da sua distribuição geográfica e importância económica, variedades, selecção, cultura, colheita e rendimentos. Estabelece ainda relações entre os carácteres de algumas espécies elencadas e a sua produção, frutificação e colheita.

No primeiro volume coligem-se várias informações para a exploração da palmeira do Dendém (Elaeis guineensis Jacq.) e do Coqueiro.

No segundo volume são apresentados estudos igualmente exaustivos sobre o amendoim, rícino, purgueira, aleurites, girassol, mafurreira e gergelim. No rol estão incluídas outras oleaginosas diversas, mormente: Linho, Milho, Ricinodendron Rautanenni, Thevetia Neriifolia, Moringa Pterygosperma, Entandophragma Ekebergioides, Oliveira, Irvingia Gabonenses, Ceiba Pentandra, Balanites Sp., Pycnanthus Kombo, Pentacletra Macrophyla, Carapa Procera, Coula Edulis, Allanblackia Floribunda, Allanblackia Sacleuxii. Stombosia Sheffleri, Mimusops Pierrana, Telfaria Pedata Hooker, Semente de algodão, Naputa e Sclerocarya Sp..

O terceiro volume organiza-se em torno de três eixos: As oleaginosas na alimentação; Programas de trabalho, conclusões e recomendações da 1ª, 2ª e 3ª Conferências Interafricanas de Nutrição; Estrutura das Gorduras. Na primeira descrevem-se os aspectos nutricionais da alimentação em África, identificando carências alimentares, os princípios vitais das oleaginosas, sua suplementação protídica, digestibilidade e eficácia alimentar e toxicidade. Na segunda, reúnem-se vários dados sobre os problemas da alimentação e nutrição em África, projectando medidas destinadas a aumentar a produção de géneros alimentícios e sua qualidade no continente. Por último, e ocupando a maior parte do tomo, o capítulo consagrado à estrutura das gorduras, fornecendo grande volume de informações e considerações gerais sobre a matéria.

Apresenta vasta bibliografia sobre os temas em estudo.

Referência: 1811JR050
Local: I-2-B-25


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters