RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



COUTO, Diogo do. DÉCADA QUINTA DA «ÁSIA».

Texte inédit, publié d"après un manuscrit de l"université de Leyde par Marcus de Jong. Publicação subsidiada pelo Instituto para a Alta Cultura. Biblioteca da Universidade. Coimbra. 1937. De 26x17 cm. Com 764, [iiv] págs. Brochado.

Edição de um importante manuscrito de Diogo do Couto sobre a história da acção dos portugueses na Ásia. Trata-se de uma segunda versão com alterações e numerosos acrescentos, em relação à edição prínceps de 1612.

O editor faz anteceder a obra por uma introdução (páginas 9-48) onde estuda a génese do texto e as variantes em relação à edição impressa, que se contam por vários milhares, das quais apontou as 938 mais relevantes. Elaborou uma relação das passagens inéditas, que constam no manuscrito. Termina apresentando as conclusões sobre os motivos da elaboração desta versão.

Introdução e notas em francês, texto e variantes em português. O texto do manuscrito é transcrito nas páginas 49 a 649. As páginas 651 a 784 contêm uma comparação entre as variantes do manuscrito em relação à edição impressa de 1612. Em páginas sem numeração, constam uma nota bibliográfica com os artigos do editor sobre este manuscrito e o índice.

Trabalho fundamental para o conhecimento da obra de uma dos mais importantes escritores portugueses e para a resolução dos problemas, ainda hoje em aberto, colocados pela edição da obra historiográfica de Diogo do Couto.

Referência: 1811PG003
Local: I-12-C-13


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters