RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BASTOS. (Carlos) INDÚSTRIA E ARTE TÊXTIL

Por… Impresso na Tipografia Portugália. Porto. 1960.

De 29x21,5 cm. Com 323, [iii], [liv] págs.

Encadernação com lombada e cantos em pele. Nervos e ferros decorativos a ouro na lombada.

Ilustrado em extra texto com fotogravuras impressas sobre papel couché, mostrando padrões de tecidos desde a Idade Média. Obra impressa sobre papel creme de elevada qualidade.

Exemplar nº 21/50 de uma tiragem especial assinada pelo autor.

Apresenta extensa dedicatória do autor ao Dr. João Ubach Chaves, Presidente da Federação Nacional dos Industriais de Lanifícios, na folha de anterrosto.

Obra constituída por duas partes: I - Ornamentação dos tecidos através do tempo; II - Evolução Histórica e Artística em Portugal; seguidas de uma marginália, com quatro textos: Comentário à actual situação da indústria algodoeira; Problemas da indústria têxtil algodoeira; Depoimentos sobre a importação de Lã; Problemas da Indústria de Lanifícios.

Inclui artigos e depoimentos de Luís Elias Casanova, José Rabaça, António Mengas Alves, João Bernardo Gíria, Carlos Farinha e José Raúl Machado Pinto. Trabalho que consiste numa nova edição de três obras anteriores, publicadas pelo autor em 1947, 1950 e 1954, revistas, emendadas e acrescidas de informações inéditas na parte histórica e artística e muito actualizadas na parte referente à conjuntura da indústria portuguesa em 1960.

Obra de grande nível científico, imprescindível para o estudo da história da tecelagem e da indústria têxtil em Portugal, desde a Idade Média até aos anos sessenta do século XX, devidamente enquadrada, num âmbito mais vasto, no tempo e no espaço, com referências às origens da tecelagem e aos tecidos persas, muçulmanos, italianos, espanhóis e franceses.

Apresenta igualmente grande valor para o estudo dos problemas da indústria têxtil e da comercialização dos seus produtos durante o Estado Novo, na metrópole e nos territórios ultramarinos, enquadrada por órgãos corporativos, como o Grémio Nacional da Indústria Têxtil Algodoeira.

Referência: 1811PG018
Local: M-4-A-25


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters