RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CONCELHO (O) DE ALENQUER.

Subsídios para um roteiro de Arte e Etnografia. 1. [e 2 a 4]. Câmara Municipal de Alenquer. Associação para o Estudo e Defesa do Património de Alenquer. 2002.

4 Volumes de 21x14,5 cm. Com 287; 191; 207; 341 págs. Brochados. Profusamente ilustrados no texto impresso sobre papel couché. Conjunto constituído pela 3ª edição dos dois primeiros volumes e pela 2ª edição dos volumes 3º e 4º.

Obra de carácter exaustivo sobre o Concelho de Alenquer.

O 1.º volume inclui um resumo da história e dos aspectos geográficos e uma pormenorizada descrição das freguesias, dos cruzeiros, das fontes, chafarizes, lápides e brasões, e da serra de Montejunto.

O 2.º volume versa a parte etnográfica, com descrições das festividades e diversões, as fainas, mesteres, engenhos, alfaias e os falares, saberes e cantares.

O 3º volume contém a inventariação e descrição do património religioso e da arte sacra do concelho, biografias de figuras notáveis dos conventos de Alenquer e transcrições de sepulturas e lápides existentes nos conventos e Igrejas.

O 4º volume descreve a construção e a arquitectura dos Paços do Concelho e dedica grande atenção às numerosas quintas, existentes nos concelhos, muitas delas com capelas e marcas heráldicas de grande valor estético. Inclui um dicionário das quintas e notas biográficas de alguns dos seus mais notáveis proprietários. Descreve igualmente as ganaderias e coudelarias.

Trabalho de grande importância e valor para o registo, para a defesa e para o estudo do riquíssimo património histórico do Concelho de Alenquer.

Referência: 1811PG023
Local: I-10-F-21


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters