RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SANTOS. (Júlio Eduardo dos) O VINHO DO PÔRTO. SEU PASSADO, PRESENTE E FUTURO.

Produção. Comércio. Estatística. Por… Representante do Sindicato Agrícola de Alijó (região duriense) no Conselho Consultivo da União da Agricultura, Comércio e Indústria. Lisboa. MCMXVI [1916].

De 26x20 cm. com 255, [i] págs. Ilustrado com gravuras e quadros de dados no texto, gráficos estatísticos desdobráveis e fotografias em extratexto sobre papel couché. Brochado. Impresso sobre papel de excelente qualidade.

Exemplar com assinatura de posse de Luís [G. de Barros] Virgolino, na folha de anterrosto e com cartão de visita do mesmo entre as páginas 16 e 17. 

Dissertação inaugural do curso de engenheiro agrónomo, apresentada ao Conselho Escolar do Instituto Superior de Agronomia. Contém prefácio, seis partes divididas em capítulos, conclusões, legislação, bibliografia e um apêndice com análises de terras do Douro e as contas de cultura referentes a uma propriedade de 50 pipas situada no concelho de S. João da Pesqueira. Nas páginas 202 a 205 apresenta «Bases dum projecto de associação necessária para salvar o Douro do descrédito e da ruína», oferecido ao autor por um amigo.  

Os títulos das partes em que se estrutura a obra são os seguintes: I - Notas sobre o Rio Douro e a Região Vinhateira, II - Viticultura, III - Vinificação, IV - O vinho do Porto na história, V - O futuro do Douro e do vinho do Porto. 

Estudo técnico e económico do vinho do Porto, que passa em revista as mais notáveis fases da sua história, (com pormenorizada descrição das reformas do Marquês de Pombal) estuda globalmente as culturas que podem contribuir para o levantamento da região duriense, indica os meios mais próprios para assegurar vida próspera ao vinho do Porto e situação mais desafogada à região do Douro.

O autor apresenta de forma sucinta e densa, em 50 pontos, as conclusões a que chegou sobre a viticultura e a técnica vinária; sobre assuntos de carácter geral e comercial; sobre o melhoramento das condições agrícolas, económicas e sociais do Douro; sobre as relações do Douro com o resto do País.

Trabalho muito importante e indispensável para o estudo das complexas questões relativas ao cultivo da vinha na região duriense, à produção e comercialização do Vinho do Porto.  


Temáticas

Referência: 1811PG028
Local: I-106-E-1


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters