RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CURIOSO. (O) Tomo 1º. [livro manuscrito e com recortes de jornais]

S./L. [Portugal] S/D. [1844-1852?].

De 16,2x11 cm. com 144 folhas sem numeração.

Encadernação da época sem lombada.

Ilustrado com recortes de jornais e gravuras soltas ou retiradas de publicações.

A folha de rosto inclui uma cercadura decorativa recortada de uma publicação com a indicação «Imprimeurs Libraires, 1840. Travail et Plaisir» e com uma inscrição à cabeça «Religion, Morale, Science, Arts Industrie, Agriculture». A folha 143 está em branco e a 144 apresenta a indicação «Fim do Primeiro Tomo», com uma vinheta colada por debaixo.

Livro constituído por folhas de papel de diversas qualidades e diferentes espessuras, sobre as quais estão colados recortes de jornais. Outras folhas estão preenchidas com apontamentos e transcrições manuscritas de publicações periódicas e de livros, tais como receitas de perfumes. Inclui também mapas estatísticos manuscritos, em grandes folhas desdobráveis, relativos ao cemitério dos Prazeres e ao exército liberal de D. Pedro IV, com comparações entre as datas de 1832, Maio e Junho de 1834.

Falta uma folha inicial (folha de guarda?) faltará uma folha entre as folhas 34 e 35 e foi retirada uma gravura que estava colada nas folhas 38 e 88, 101, 108. Os dois últimos mapas em grandes folhas desdobráveis estão em mau estado devido a corrosão provocada por tinta ferrogálica, que provocou cortes nas folhas mas sem afectar o texto.

Exemplar único de excepcional interesse e valor para o estudo da imprensa e da forma de recolher e conservar informações importantes ou úteis durante o século XIX. De grande importância também pelas informações que contém sobre o Exército Liberal de D. Pedro IV. Os jornais de onde foram feitos os recortes são muito raros, o que acrescenta ainda mais valor a este interessante livro que faz jus ao título.

As publicações representadas são as seguintes: O Patriota, (1844), O Correio Portuguez (1844), O Estandarte (1848, 1851), A Reforma (1852), A Illustração, Jornal Universal, Periódico dos Pobres no Porto, (1842), Revista Universal Lisbonense, O Constitucional (1841), Diário do Governo e Archivo Popular (1842).

As seguintes 13 folhas são desdobráveis de grandes dimensões: 4 - gravura do Rei D. Filipe de França; 16 - gravura da Catedral de Ely; 19 - planta a cores as defesas da cidade do Porto; 22 - Monumento a Nelson em Yarmouth; 25 - tabela manuscrita com um método para organizar os soldados das companhias; 45 - tabela manuscrita com as efemérides da Guerra Civil entre Absolutistas e Liberais, de 1828 a 1834; 63 - desenho da mão manuscrito, com a dimensão do palmo (igual a oito polegadas); 82 - desenho de um pé português manuscrito com as suas dimensões (12 polegadas); 92 - gráfico manuscrito com as distâncias em léguas entre as 18 principais cidades de Espanha, 98, Mapa estatístico, (impresso) dos cadáveres sepultados no cemitério dos Prazeres no ano de 1849, datado de 31 de Janeiro de 1850 elaborado pelo Administrador Manuel Joaquim Durão; 110 - Mapa [manuscrito] cronológico do Imperador Napoleão; 141 - Mapa [manuscrito] Demonstrativo da Força do Exército Libertador em 31 de Maio de 1834; 142 - Mapa [manuscrito] Demonstrativo da Força do Exército Libertador em 8 de Julho de 1832 quando desembarcou no Porto e a que tinha em 30 de Junho de 1834.

Contém recortes e apontamentos sobre grande número de assuntos, tais como a descrição do Aqueduto das Águas Livres; uma listas de reis com a indicação das respectivas idades; a Estátua Equestre de D. José; mapa estatístico da população no ano de 1851; receitas diversas (como de perfumes, para conservar o leite, fazer vinagre, água de rosas, tinta para escrever preta e vermelha, para curar bebedeiras, fazer isca de papel, óleo de Macáçar, para se conservarem ovos frescos, para fazer os palitos de acender o lume); anedotas; notícia sobre o Capitão Mor André Vidal Nogueira, que vivia no Brasil com 124 anos e teve 35 filhos; efemérides da Ordem de S. Bento e da Companhia de Jesus; o valor do aluguer de uma sege; quanta fazenda se precisa para se fazer fatos de homem; as montanhas mais elevadas de Portugal e de Espanha; documentos jurídicos, como sentenças e requerimentos; um túnel por baixo do rio Tamisa, em Londres; ou um grande incêndio na cidade americana de Filadélfia.

 

Referência: 1811PG036
Local: M-3-A-21


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters