RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FERREIRA DA SILVA. (D. FRANCISCO) A OBRA MISSIONARIA NA PROVINCIA DE MOÇAMBIQUE. RELATORIO.

Por... Bispo Titular de Siene, Prelado de Moçambique, com o curso Triennal dos Seminarios, Bacharel em Theologia e Bacharel formado em Direito pela Universidade de Coimbra, etc, etc. Typographia (a vapor) da Officina de S. José. Porto. 1911.

De 26,5x18 cm. Com [ii], 455, [vii] págs.

Ilustrado em extratexto com o retrato do autor e com mapas estatísticos e no texto com fotografias. Impresso com belos caracteres tipográficos sobre papel couché. Em extratextos de grande dimensões contém o mapa do pessoal missionário desde 1830 e um Mapa estatìstico da frequência dos alunos das Escolas Missionárias de ensino primário na Prelazia de Moçambique nos anos de 1893 a 1909. Brochado. Precisa de ser encadernado.

Relatório organizado em dezassete capítulos com os seguintes títulos: I - Prelazia de Moçambique; II - Primitivas Missões da Província; III - Preparação do Pessoal Missionário; IV - A Obra Missionária; V - Esclarecimentos indispensáveis; VI - Organização das Missões da Província de Moçambique, segundo projecto de António Ennes; VII - Instrucção Pública; VIII - Memoria apresentada ao Conselho de Instrucção Publica; IX - Missionários e Professores; X - Escola d"Artes e Ofícios de Moçambique; XI - Organização dos Serviços; XII - Movimento Escolar; XIII - Padres Trapistas; XIV - Páginas Negras; XV - Estado actual das Instituições Missionárias da Província; XVI - Prática da Religião; XVII - Orçamento Eclesiástico da Prelazia.

Livro muito raro, na Porbase, não estão registados exemplares nas principais bibliotecas, só está registado um exemplar na Biblioteca do Seminário Maior do Porto.

De grande e excepcional importância para a histórica da Igreja Católica em Moçambique, para a história das relações entre a Igreja e o Estado e para a história de Moçambique como país independente.

D. Francisco Ferreira da Silva (Aguiar da Beira 1852 - Lisboa 1920) Estudou no Seminário de Viseu e foi ordenado padre em 1876, foi pároco de Valverde, capelão da Real capela da Universidade de Coimbra onde estudou direito e teologia entre 1879 e 1887. Em 1889 foi nomeado vice-reitor do seminário da Diocese de Cabo Verde e cónego da mesma diocese sendo depois elevado a Chantre e Deão da mesma Diocese. Foi nomeado Prelado de Moçambique, em 14 de Novembro de 1904, com o título de Bispo de Siene e foi ordenado, em 29 de Junho de 1905, na Sé de Lisboa, por D. José Sebastião Neto, Cardeal Patriarca de Lisboa, pelo Arcebispo D. Gaudêncio José Pereira, Bispo de Portalegre e por D. José Alves de Matos Arcebispo de Mitilene.

Referência: 1811PG049
Local: I-12-C-9


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters