RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VILLA-MOURA. (Visconde de) A VIDA MENTAL PORTUGUEZA.

Imprensa da Universidade. Coimbra. 1909.

De 27x20 cm. Com 160 págs. Brochado.

Exemplar com falta de papel na lombada, apresentando sinais de restauro.

Colectânea de estudos consagrados ao exame da mentalidade portuguesa contemporânea, descrevendo várias figuras da época e incidindo sobre os problemas morais, educativos, económicos e políticos da nação.

Organiza-se em quatro partes: Da Arte em Portugal; Camillo Castello Branco; A Mentalidade Portugueza e Figuras Extremas. No último capítulo o autor traça o retrato psicológico de Joaquim de Senna Freitas, D. Miguel Sotto-Mayor, Bernardino Machado, António José D’Almeida, Guerra Junqueiro, Raphael Bordallo Pinheio, Teixeira de Carvalho e Theophilo Braga. Termina emitindo várias considerações sobre o jornalismo nacional.

O autor, Bento de Oliveira Cardoso e Castro Guedes de Carvalho Lobo (1877-1935), era formado em Direito, político, intelectual e representante do movimento decadentista. Exerceu o cargo de deputado às Cortes da Monarquia Constitucional Portuguesa. Foi cronista da revista A Águia e autor de uma vasta e fecunda obra como romancista, novelista, contista, cronista e crítico literário.

Referência: 1812JR022
Local: I-3-D-15


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters