RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BENEDITINOS (OS) NA EUROPA.

1.º Congresso Internacional. 23 a 26 de Novembro de 1995. Santo Tirso. Coordenação: Museu Municipal Abade Pedrosa. Câmara Municipal de Santo Tirso. S./L. S./D.

De 30x21 cm. Com 246 págs. Brochado.

Ilustrado com plantas arquitectónicas, reproduções de fotografias, selos, postais e mapas, apresentando ainda várias tabelas de dados.

Obra de vulgarização cultural de grande interesse para o estudo da ordem beneditina, desde a fundação da regra de S. Bento, à actualidade, colocando foco na história da congregação em Portugal, analisando os seus reflexos na sociedade portuguesa e tecendo considerações de ordem vária a respeito da sua presença no Concelho de Santo Tirso.

Abre com a transcrição do programa do congresso em epígrafe, a evocação dos membros da Comissão de Honra, do Conselho Científico e do painel de oradores, a que se segue a transcrição de alguns dos debates que enriqueceram o simpósio.

Apresenta os estudos: O Mosteiro de Santo Tirso, uma tentativa de periodização, por F. Carvalho Correia; Motins antibeneditinos contra o Mosteiro de Palme em 1664, por Franquelim Neiva Soares; Los Monjes Negros y el poder en la Galicia de los siglos X-XII: El ejemplo de Celanova, por José M. Andrade Cernadas; Vida e Morte de um mosteiro beneditino: o caso de Lorvão, por Maria Alegria Fernandes Marques; S. Bento e os beneditinos na filatelia, por Paulo Sá Machado; Interesses Dominiais do Mosteiro de Rendufe na Estremadura até ao século XVI, por Saul António Gomes; Fundaciones de los benedictinos europeos en los Estados Unidos, por Antonio Linage Conde; Praeceptores in orde novo. En torno a los colégios benedictinos en los Estados Unidos, por António Linage Conde; A Música no Mosteiro de Santa Maria de Semide, por Aires Rodeia Pereira; Monges, Livros e Leituras: Modos de espiritualidade e preservação de textos, por Aires A. Nascimento; O Costumeiro de Pombeiro, normas e costumes dos beneditinos no século XIII, por Joana Lencart; La Congregación Benedictina Observante de Valladolid y la reforma de los monasterios benedictinos portugueses (1390-1590), por Ernesto Zaragoza y Pascual.

Referência: 1812JR026
Local: I-1-E-24


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters