RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PRESENÇA (A) DO ESTUQUE EM PORTUGAL.

Do neolítico à época contemporânea. Estudos para uma base de dados. 1.º Seminário Internacional. Centro Cultural de Cascais, 2, 3, 4 e 5 Maio 2007. Actas. Câmara Municipal de Cascais. Cascais. [2008].

De 30x21 cm. Com 350 págs. Ilustrado. Brochado.

Edição bilingue com textos em Língua Portuguesa, Francesa e Castelhana.

Obra publicada no âmbito do 1.º Seminário Internacional afecto ao tema «A Presença do estuque em Portugal. Do Neolítico à Época Contemporânea», organizado pela Universidade Lusíada e pelo Museu do Estuque em colaboração com a Câmara Municipal de Cascais.

Este evento juntou especialistas nacionais e estrangeiros para o debate da importância desta arte decorativa de integração arquitectónica, numa perspectiva de conservação e de restauro integrado.

Reúne em volume os debates que enriqueceram o encontro, assim organizados: Museu do Estuque, Paulo Ludgero de Castro; Les Gypseries de Tunisie, Denis Lesage; Le Plâtre et l’artisanat dans la ville arabo musulmane du Magrhreb: Un savoir à perpétuer! – Bennabas Kaghouche Samia; A arqueologia e o Estuque, Lino Augusto Tavares Dias; As Artes Decorativas, Estuques e Ambientes Decorativos, em Portugal: Breve Reflexão de Conjunto, Gonçalo Vasconcelos e Sousa; Metodologia para a reabilitação de Estuques Antigos, Hélder Coelho Cotrim; Revestimentos Decorativos Tradicionais de Cal e Estuque em Portugal, Eduarda Moreira da Silva; Argamassas decorativas: estuques e esgrafitos. Visões complementares da arquitectura em território português: de Évora e Portalegre, de Macau, Taipa e Coloane, de Goa e Diu, Mónica Braga/Alexandra Charrua; Estuques Decorativos em Igrejas de Lisboa – A Viagem das Formas, Isabel Mayer Godinho Mendonça; João Grossi, um estucador milanês na Lisboa Setecentista ou a influência dos mestres italianos na escola de estuques de Lisboa, Hélia Silva; António Domingos Meira – Decorador e estucador de eleição, Ana Clara Marques da Silveira e Lorena; Os Baganha: uma oficina através do seu espólio, Maria de São José Pinto Leite; A arte do Estuque no Norte de Portugal, Estuques Decorativos no Espaço Doméstico do Douro Superior. Apresentação do seu Inventário, Liliana Figueiredo Pereira; La fábrica revestida del portal de Quart y sus torres, Manuel Jesús Ramírez Blanco; Reabilitação de Edifícios com valor Patrimonial – a intervenção no Palacete Rodrigues de Matos, Mariana Rodrigues Morgado Soares Pedroso; Gestão de uma colecção de Estuque Artístico, Luís Miguel Paiva Pena Figueiredo; Estuques de Lisboa na Arquitectura Doméstica, Maria Fernanda Pinto Basto; O uso de Estuque na Decoração Contemporânea – Conhecer, Classificar, Inventariar, Conservar, Divulgar, Paula Araújo da Silva; Conclusões.

Referência: 1812JR034
Local: I-3-E-21


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters