RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ROCHA MARTINS. D. MANUEL II (História do seu reinado e da implantação da República).

[Por]... Da Academia das Sciências de Lisboa. Edição do autor. Composto e impresso nas oficinas do «ABC». MCMXXXI [1931].

De 38x30 cm. Com 674, [xxvi], [x] págs.

Ilustrado com magníficas tricromias, «hors text» e mais de duzentas gravuras, documentos e retratos dos personagens marcantes da época.

Belíssima encadernação da época com lombada e cantos em pele, ferros rolados sobre as pastas e nervos, ferros e título a ouro na lombada.

Obra luxuosa e ricamente impressa em papel especial, contendo extratextos cartonados e, apenso, o fascículo espécime. Importante repositório de documentação gráfica e literária, fundamental para a apreciação das causas públicas, secretas e patentes que conduziram à queda do regime monárquico em Portugal.

Descreve com grande perspicuidade o agitado período do regicídio e ascensão ao trono de D. Manuel II, cimentando um prólogo para a história da I República, a partir da análise de cartas e declarações dos políticos da época, do arrolamento dos caudilhos da Carbonária, Maçonaria e outros grupos, das confidências dos conspiradores e dos apontamentos do próprio monarca.

Organiza-se em quatro partes: A Esperança Real; As Reais Intenções; Obrigação Real; A Boa Fé Real.

De grande interesse para o estudo do reinado de D. Manuel II e das agitações políticas, sociais, militares e religiosas que se agudizaram durante o seu reinado.

Descreve ainda o desenlace do drama, colocando foco no exílio do monarca em Inglaterra e posterior transladação do seu féretro para Portugal.

Referência: 1812JR041
Local: I-17-A-12


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters