RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



DOM RODRIGO. POEMA EPICO.

Il ridicol che spargi in ogni excesso/Dilettevol fu sempre, ed util spesso, Casti. Novelle. 2ª Edição. Typ. de F. P. D' Azevedo, Porto. 1852.

In 8º de 12,5x9,5 cm. Com 128 Págs. Brochado.

Poema heroi-cómico, publicado sem nome de autor, 1ª edição em 1838, que é uma sátira da vida de Rodrigo da Fonseca Magalhães, na época da 1ª edição, Ministro de Estado Honorário. Descreve a vida deste político desde o nascimento até ao ano de 1822, quando participou na descoberta da chamada «Conspiração da Rua Formosa».

Obra que constitui um ataque a este político liberal e membro da maçonaria, por partidários de outras facções desse regime em luta pelo controlo do poder. Fonte importante para o estudo do período de afirmação do regime liberal.

Inocêncio considera a obra «um verdadeiro libelo difamatório» e nunca chegou a conseguir saber quem foi o seu autor, citando, no entanto como possíveis autores Rodrigo Pinto Pizarro, Barão da Ribeira de Sabrosa ou o Dr. José da Gama e Castro.

Rodrigo da Fonseca Magalhães (Condeixa-a-Nova 1787 - Lisboa 1858) membro importante da maçonaria e político marcante da primeira fase do regime Liberal, ocupou funções ministeriais por diversas vezes. É autor do decreto sobre a reorganização administrativa de 18 de Julho de 1835 e ficou na história a maneira como distribuiu cargos e criou títulos de nobreza para comprar apoios para os seus governos. Foi alcunhado de A Raposa e D. Pedro V designava Fonseca Magalhães e Fontes como os chefes da canalhocracia.

Inocêncio VII, 165, XVIII, 281.

Referência: 1901PG021
Local: I-37-F-24


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters