RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



REFLEXÕES SOBRE O PADROADO PORTUGUEZ DO ORIENTE.

Applicadas á Proclamação Pastoral do Rev. Fr. Angelico, Pro-Vigario Apostolico em Bombaim, Aos Soldados Catholicos Romanos da Mesma Presidencia: Por um Portuguez. Imprensa Nacional. Nova-Goa, 1858.

De 18x14 cm. com 121, [i], 83, [i] págs. Brochado. Exemplar com ex-libris de Eduardo Moreira.

Junto com: ADDITAMENTO ÁS REFLEXÕES SOBRE O PADROADO NO ORIENTE. pelo mesmo auctor. Na imprensa Nacional. Nova-Goa. 1858. 

De 18x14 cm. com 83, [i] págs. Brochado. 

Obra foi traduzida em inglês e publicado em Madras. Printed at the Lusitanian Press. 1858-1859.

O padroado era uma delegação de poderes concedida pelos Papas, através de Bulas, a autoridades temporais, pela qual um governante passava a ser o patrono e protector da Igreja numa determinada região, dispondo de obrigações e direitos. No caso dos reis de Portugal estes tinham o dever de promover a expansão da Fé Cristã, através do apoio ao envio de missionários e ao zelo pelos interesses da Igreja no Oriente. Por outro lado tinham o direito de apresentar candidatos a cargos eclesiásticos.

Com a perda de influência de Portugal no Oriente, a partir do Séc XVII, tornou-se cada vez mais díficil cumprir os deveres previstos no Padroado, mas a Monarquia Portuguesa continuou a querer exercer os seus direitos. Roma criou a Congregação De Propaganda Fide, no Séc. XVII, para enviar missionários para o Oriente para locais que pertenciam ao Padroado, mas onde Portugal já não conseguia garantir a respectiva evangelização. Daqui foi nascendo um conflito que se agudizou e arrastou até ao Séc. XX. 

A presente obra é uma importante fonte para o estudo desta questão durante o século XIX e versa sobre a questão da assistência espiritual a católicos em territórios ingleses. 

Inocêncio XVIII, 141-142. 

Referência: 1901PG032
Local: I-106-E-40


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters