RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



OLIVEIRA. (José) SERMÕES DO PADRE DOUTOR FR. JOSEPH DE OLIVEYRA.

Religioso dos eremitas de S. Agostinho, Lente da Sagrada Theologia na Universidade de Coimbra, & Qualificador do Santo Officio. I. PARTE EM COIMBRA Com as licenças necessarias Na Officina de JOSEPH FERREYRA Impressor da Universidade Anno 1688.

4 volumes in 4º de 20,4x14,8 cm. Com [viii], 455, [i]; [viii], 396, [cxii]; [viii], 380, [lvi]; [xii], 368, [lxii] págs. Encadernações inteiras de pergaminho flexível ligeiramente diferentes entre si. Cortes das folhas levemente carminados no 2º e no 3º volumes.

O segundo volume foi impresso em Lisboa, na Oficina de Bernardo da Costa de Carvalho, no ano de 1700; o terceiro foi impresso também em Lisboa, na Oficina de Miguel Manescal no ano de 1710 e o quarto impresso em Lisboa, na Real Oficina Deslandesiana no ano de 1715.

Obra ilustrada com florão (cesta com flores) nas folhas de rosto do 2º e do 3º volumes e com gravura xilográfica com a marca do impressor na folha de rosto do 4º volume. Texto impresso a duas colunas, com excepção das folhas preliminares, ornamentado com cabeções decorativos compostos por vinhetas tipográficas, iniciais decoradas e florões de remate no fim de diversos sermões e dos índices, com motivos florais, religiosos e com as armas de Portugal.    

Exemplar com assinaturas de posse coevas no 1º volume de Fr. Leonardo da Assunção; no  2º volume do Convento dos Carmelitas Descalços de Santarém; no 4º volume da Livraria do Carmo de Setubal de-o o M.R. Pe Me Fr. Jozé de Sousa; trocouse por dobrado ao Pe Fr. João Gualberto. O 1º e o 4º volume com cotas coevas de bibliotecas monásticas. Todos os volumes apresentam etiquetas de biblioteca do século XIX no pé das lombadas, completa no 4º volume, só metade nos volumes 1º e 3º e com vestígios no 2º volume.    

Conjunto muito raro e importante para o estudo da literatura dos séculos XVII e XVIII, para o estudo da oratória sacra, da inquisição e da religiosidade em Portugal. Foi publicado um 5º volume em 1723.

Contém 63 sermões pregados em vários locais de Coimbra, Guinmarães, Braga e Lisboa, desde 1671 a 1714.

Deles destacam-se sermões relativos à Inquisição, incluindo dois sermões em Autos de Fé, no 2º volume, Sermão pregado no Auto de Fé celebrado em Coimbra, no átrio de S. Miguel, no primeiro domingo de Julho de 1691; no 4º volume o Sermão pregado no Auto de Fé celebrado no Rossio em Lisboa, no quarto Domingo de Outubro de 1708 e dois sermões nas Exéquias do Cardeal de Lencastre, Inquisidor Geral, no volume 2º, que não chegou a ser pregado em Coimbra no ano de 1693; no 3º volume o Sermão nas Exéquias de D. Frei José de Lencastre Bispo Inquisidor Geral e Capelão Mór pregado em Lisboa, no Convento dos Padres Carmelitas Descalços, ano de 1705.

Inclui sermões relativos à Casa Real Portuguesa, como o Sermão pregado em Coimbra na Igreja de Santa Isabel pelo nascimento do Principe Nosso Senhor, 1689; Sermão pelas Exéquias do Rei D. Pedro II, em 7 de Fevereiro de 1705; Sermão nas Exéquias do Rei D. João III, no Convento de Santa Cruz de Coimbra, em 1690; Sermão no nascimento da Infante de Portugal, D. Maria, pregado na Capela Real, em Lisboa, a 4 de Dezembro de 1711.  

Sermão de Santo António, Sermão de S. Vicente, Sermão de Nossa Senhora da Nazaré, Sermão da Imaculada Conceição da Virgem, Sermão de Nossa Senhora do Pilar, Sermão de Nossa Senhora dos Remédios e Sermão ao recolher da Procissão dos Passos.

Frei José de Oliveira, (Guimarães, 1638 - Lisboa, Convento da Graça, 1719) Eremita Augustiniano, professou no Convento da Graça de Lisboa a 5 de Junho de 1654. Foi Doutor em Theologia pela Universidade de Coimbra. Foi o 10º Bispo de Angola e Congo, 1694 a 1700, mas nunca chegou a tomar posse da sua diocese, por motivos de doença. 

Refs.: Arouca O, 92. Inocêncio V, 83. Barbosa Machado II, 884.

 

Referência: 1904PG005
Local: M-9-D-35


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters