RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PROCESSO DE CANONIZAÇÃO DE D. ANTÓNIO BARROSO.

Conjunto de impressos, documentos, gravuras e fotografias relativos a D. António Barroso, Missionário em Angola, Prelado de Moçambique, com o título de Bispo de Himéria, Bispo de S. Tomé de Meliapor (Índia) e Bispo do Porto, reunidos para instruir o processo de canonização, que seguindo as normas publicadas pelos Papas (ver referências) teve início em 1992, por iniciativa de José Ferreira Gomes, possuidor desta documentação, autor de várias obras que a integram e que se tornou o Vice-postulador da Causa de Beatificação e Canonização de D. António Barroso.

Conjunto muito rico de informação, valioso e importante para o estudo da história de Portugal, da missionação portuguesa nos territórios de Angola, Moçambique, Índia, para a história da Diocese do Porto e dos conflitos com o Estado durante a 1ª República, assim como para o estudo dos processos de canonização da Igreja Católica.

Inclui mais de quarenta volumes duas fotografias (Nº 02 e 06), uma delas da autoria de Biel e uma estampa (Nº 7), as três coevas e emolduradas, que não são referidas por nenhum dos biógrafos e estudiosos da sua vida e obra.       

O processo diocesano foi instruído na Cúria Eclesiástica do Porto de 21 de Julho de 1993 a 5 de Novembro de 1994 e a sua validade foi reconhecida por Decreto de 5 de Maio de 1995, da Congregação para a Causa dos Santos.

Em 2005 foi terminada a Positio, (Documento Nº 38) que foi apreciada em reunião de 31 de Maio de 2005, dos Consultores Históricos e na reunião de 10 de Março de 2016, do Congresso Peculiar dos Consultores Teólogos. 

Em sessão ordinária de 16 de Maio de 2017, da Congregação para a Causa dos Santos, presidida pelo Cardeal Angelo Amato, os padres, bispos e cardiais reconheceram que o Servo de Deus, D. António Barroso praticou em grau heróico as virtudes teologais, cardiais e anexas, sendo esta decisão ractificada por Decreto Pontifício de 16 de Junho de 2017, do Santo Padre Francisco. 

A partir desta decisão D. António Barroso passa a ser desigando por Venerável e é proposto à devoção particular como um exemplo e um protector.

Em 4 de Março de 2015, no Paço Episcopal do Porto, em sessão pública do Tribunal diocesano, presidida pelo bispo D. António Francisco dos Santos, encerrou-se o processo relativo a um milagre atribuído à intercessão de D. António Barroso, que foi prontamente entregue em mão, no dia 10 do mesmo mês, no Vaticano.  

O actual Vice-postulador é o Dr. Amadeu Gomes de Araújo e o Postulador é o Padre João Pedro Serra Mendes Bizarro. 

Integra os seguintes itens:    

44 - FERREIRA GOMES. (José) D. ANTÓNIO BARROSO. DUAS CONFERÊNCIAS. Conferência proferida pelo Dr. ..., na sede da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, em Lisboa, no dia 15 de Maio de 1990. Remetidas ao auditor do Tribunal Diocesano do Porto, com carta de 12 de Outubro de 2011, a solicitar para serem integradas no Processo de Canonização.   

43 - GOMES DE ARAÚJO. (Amadeu) e Carlos A. Moreira Azevedo. RÉU DA REPÚBLICA. O Missionário António Barroso, Bispo do Porto. Alêtheia Editores. Lisboa. 2009.

De 25x17 cm. Com 347 págs. Ilustrado em extra-texto, sobre papel couché, reproduzindo várias estamapas a preto e branco, captando as etapas de vida do biografado. Encadernação do editor. Pormenorizado estudo biográfico sobre o insigne missionário e bispo do Porto D. António Barroso (1854-1918),

42 - FERREIRA GOMES. (J.) SÚMULA BIOGRÁFICA DE D. ANTÓNIO BARROSO. 2.ª Edição, Revista, Corrigida e Ampliada. Edição do autor. Lisboa. 2008. De 21x15 cm. Com 160 págs. Brochado. Estudo biográfico sobre D. António Barroso, organizado em duas partes distintas, mas complementares: Uma cronologia da vida do biografado, apoiada; A segunda, recorrendo a documentos iconográficos e a testemunhos pessoais apresenta um resumo da vida deste vulto nacional dos séculos XIX e XX. 

41 – FERREIRA GOMES. (José) SÚMULA BIOGRÁFICA DE D. ANTÓNIO BARROSO. 2ª Edição, Revista, Corrigida e Ampliada. Edição do Autor. Lisboa. 2008. [inclui Provas revistas e 2ª Provas.] Cadernos soltos  

40 - GOMES DE ARAÚJO. (Amadeu) ESTUDOS SOBRE D. ANTÓNIO BARROSO (1854-1918). Volume I. [e único publicado] Coordenação de ... Com o patrocínio da Câmara Municipal de Barcelos e da Junta de Freguesia de Remelhe. Associação "Grupo de Amigos de D. António Barroso". S./L. 2007.

De 24x16 cm. Com 144 págs. Encadernação do editor. Colectânea de estudos sobre a vida, a obra e o contexto histórico em que viveu o missionário e Bispo do Porto, D. António Barroso, figura de relevo dos séculos XIX e XX que muito contribuiu para a emergência da acção missionária nos territórios coloniais portugueses, para a intensificação da vida pastoral nas dioceses e, sobretudo, para os grandes debates religiosos que caracterizaram o período de transição da Monarquia para a 1.ª República, pautando a sua vida ao serviço do evangelho.

São cinco os estudos que compõem a obra, precedidos de uma apresentação do bispo auxiliar de Lisboa, Carlos A. Moreira de Azevedo, e afectos às seguintes temáticas:

- D. António Barroso e as suas raízes remelhenses (António Júlio Limpo Trigueiros);

-Portugal e a sua identidade: a acção e a coragem de D. António Barroso (Manuel da Silva e Costa);

-D. António Barroso: o homem, o pastor, o santo (António da Silva Costa);

-O espírito reformador do missionário Barroso (Amadeu Gomes de Araújo);

-Barcelos e D. António Barroso (Victor Pinho).

39 - SARAIVA MARTINS. (José) COMO SE FAZ UM SANTO. Quando, porquê, em quanto tempo, com que tipo de milagres é que um cristão é elevado à honra dos altares. Entrevista por Saverio Gaeta. Aletheia Editores. Lisboa. 2006.

De 22x13 cm. com 157, [iii] págs. Brochado. Exemplar com dedicatória do Cardeal José Saraiva Martins a José Ferreira Gomes, Vice-postulador da causa de D. António Barroso, e com sublinhados do homenageado no texto.

38 - POSITIO SUPER VITA, VIRTUTIBUS ET FAMA SANCTITATIS. BEATIFICATIONIS ET CANONIZATIONIS. SERVI DEI ANTONII BARROSO EPISCOPI PORTUGALLENSIS ET MISSIONARII (1854-1918). Congregatio de Causis Sanctorum. P. N. 1890. Portugallen. Tipografia Nova Res. Roma. 2005.  

De 30x22 cm. Com [iv], iv, 344, [ii], 327, 52 págs. Encadernação em tela com ferros a ouro. Ilustrado. 

37 – FERREIRA GOMES. (José) INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO A D. ANTÓNIO BARROSO. In: Igreja Portucalense. Boletim da Diocese do Porto. Ano 2, Nº 6, Set. Dez. 2004. Págs 115-124.

36 – MOREIRA DE AZEVEDO. (Carlos A.) D. ANTÓNIO BARROSO. A Coragem da fé e a bondade do pastor. Testemunhos permanentes de uma vida heroica. Porto 2003.  

De 30x21 cm. Com 116 folhas só preenchidas pela frente.   

35 - FERREIRA GOMES. (José) BIOGRAFIA DO SERVO DE DEUS D. ANTÓNIO JOSÉ DE SOUSA BARROSO. Pelo Postulador... Causa da Canonização de D. António José de Sousa Barroso. Lisboa. 1996. 

De 29,5x21 cm. Com 233 folhas preenchidas só pela frente. 2 Exemplares. O exemplar A com assinatura de posse do autor e extensas e profundas correcções e alterações em especial nas primeireas 23 folhas. Exemplar B com dedicatória do autor ao Dr. Miguel Falcão. 

34 - FERREIRA GOMES. (José) SÚMULA BIOGRÁFICA DE D. ANTÓNIO BARROSO. (Contendo um resumo cronológico e um flash biográfico) S. d.[2002]. De 30x21,5 cm. Com 33 págs. Encadernação a quente com capas de plástico. 1ª Edição.   

33 - MARQUES. (João Francisco) ARCIPRESTADO DE BARCELOS NA EVANGELIZAÇÃO DO ALÉM-MAR PORTUGUÊS. Comissão Diocesana dos 5 Séculos de Evangelização e Encontro de Culturas. Braga. 1995.   

32 - CARVALHO MENDES. (Manuel António dos Santos) D. ANTÓNIO BARROSO E PADRE AMÉRICO - A CAMINHO DOS ALTARES. Notas sobre os Percursos das Causas de Canonização. In: ATRIVM. Revista dos Alunos do Seminário Maior do Porto. Ano IX, Nº 17/18. 1995. pág. 59-66.

31 - MOREIRA AZEVEDO. (Carlos A.) ESCRITOS PASTORAIS DO BISPO DO PORTO, D. ANTÓNIO BARROSO (1899-1918). In: Humanística e Teologia. Ano 16. Fasc. 1-2. Janeiro/Agosto de 1995. pág. 227-270. Exemplar com assinatura de posse e anotação na capa de brochura, de José Ferreira Gomes. 

30 - PORTUCALENSIS CANONIZATIONIS SERVI DEI ANTONII JOSEPH DE SOUSA BARROSO EPISCOPI. TRANSUMPTUM PROCESSUS INFORMATIVI SUPER VITA, VIRTUTIBUS ET FAMA SANCTITATIS IN CIVITATE PORTUCALENSIS ANNO 1994 CONSTRUCTI. Vol. XXVI.   

Reprodução por fotocópia dos Nº 45 e 46 de Jul. a Outubro, da 2ª série, de 1954, dos Arquivos de Angola.    

29 - PORTUCALENSIS CANONIZATIONIS SERVI DEI ANTONII JOSEPH DE SOUSA BARROSO EPISCOPI. TRANSUMPTUM PROCESSUS INFORMATIVI SUPER VITA, VIRTUTIBUS ET FAMA SANCTITATIS IN CIVITATE PORTUCALENSIS ANNO 1994 CONSTRUCTI. Vol. XXV.   

Reprodução por fotocópia da obra: D. António Barroso. Missionário. Cientista. Missiólogo. Selecção, introdução e notas por António Brásio. Centro de Estudos Históricos Ultramarinos. Lisboa. MCMLXI. [1961].       

28 - PORTUCALENSIS CANONIZATIONIS SERVI DEI ANTONII JOSEPH DE SOUSA BARROSO EPISCOPI. TRANSUMPTUM PROCESSUS INFORMATIVI SUPER VITA, VIRTUTIBUS ET FAMA SANCTITATIS IN CIVITATE PORTUCALENSIS ANNO 1994 CONSTRUCTI. Vol. 24. 

Documentação fotográfica e índice geral dos primeiros 24 volumes.  

27 - PORTUCALENSIS CANONIZATIONIS SERVI DEI ANTONII JOSEPH DE SOUSA BARROSO EPISCOPI. TRANSUMPTUM PROCESSUS INFORMATIVI SUPER VITA, VIRTUTIBUS ET FAMA SANCTITATIS IN CIVITATE PORTUCALENSIS ANNO 1994 CONSTRUCTI. Vol. 3. 

Contém a continuação da transcrição dos depoimentos orais e escritos das testemunhas e o depoimento do Dr. Carlos Moreira Azevedo, membro da Comissão de peritos em história para a causa da canonização do servo de Deus. 

26 - PORTUCALENSIS CANONIZATIONIS SERVI DEI ANTONII JOSEPH DE SOUSA BARROSO EPISCOPI. TRANSUMPTUM PROCESSUS INFORMATIVI SUPER VITA, VIRTUTIBUS ET FAMA SANCTITATIS IN CIVITATE PORTUCALENSIS ANNO 1994 CONSTRUCTI. Vol. 2. 

Contém a continuação da transcrição das testemunhas dos depoimentos orais e escritos. 

25 - PORTUCALENSIS CANONIZATIONIS SERVI DEI ANTONII JOSEPH DE SOUSA BARROSO EPISCOPI. TRANSUMPTUM PROCESSUS INFORMATIVI SUPER VITA, VIRTUTIBUS ET FAMA SANCTITATIS IN CIVITATE PORTUCALENSIS ANNO 1994 CONSTRUCTI. Vol. 1.  

Contém teor literal da instância do Postulador, teor literal da lista de testemunhas e a transcrição dos depoimentos orais e escritos. 

24 - CASTRO AFONSO. (Manuel) D. ANTÓNIO BARROSO EM MOÇAMBIQUE (1892-1897) In: Humanística e Teologia. Tomo XV. Fasc. 3. Faculdade de Teologia do Porto. 1994. Pág. 329-351. 

23 - BOLETIM DE D. ANTÓNIO BARROSO. Nº 1 (Outubro 1992) a 121 (Outubro 2003). Director, proprietário  e administrador José Ferreira Gomes. 

De 30x21,5 cm. Com 4 páginas por número. Encadernação em percalina com ferros a ouro.   

22 - BOLETIM DE D. ANTÓNIO BARROSO. Nº 1 a 79. Director, proprietário  e administrador José Ferreira Gomes. 

21 - FERREIRA GOMES. (José) QUEM QUER... É. Companhia Editora do Minho. Barcelos. 1992. Provas do livro em cadernos soltos. 

20 - FERREIRA GOMES. (José) D. ANTÓNIO BARROSO, MISSIONÁRIO. Separata da «Barcelos-Revista». Barcelos. 1991. De 23x16 cm. Com 30 págs numeradas de 205 a 234. Ilustrado. Brochado.

Opúsculo em que se transcreve a conferência proferida na sede da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, em Lisboa, no dia 15 de Maio de 1990. O autor rende homenagem a D. António Barroso, insigne missionário cuja vida, acções e virtudes descreve numa breve síntese copiosamente anotada com remissões.

19 - FERREIRA GOMES. (José) D. ANTÓNIO BARROSO. DUAS CONFERÊNCIAS. Conferência proferida pelo Dr. ..., na sede da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, em Lisboa, no dia 15 de Maio de 1990. In: BARCELOS. Revista. Director Sebastião Matos. II Série, Nº 2, Câmara Municipal de Barcelos. 1991. P. 205-234.

18 - RODRIGO. (Romualdo) MANUAL PARA INSTRUIR LOS PROCESOS DE CANONIZACION. Biblioteca Salmanticencis. Estudios 104. Universidad Pontificia de Salamanca. 1988.

De 23,5x17 cm. com 327 págs. Brochado. Exemplar com assinatura de posse de José Ferreira Gomes na folha de rosto e e enriquecido por sublinhados, apontamentos e comentários nas margens das folhas. Por defeito de impressão as páginas 105, 108, 109, 112, 113, 116 e 117 encontram-se em branco. Obra destinada a preparar e instruir os processos de beratificação e de canonização na Igreja Católica.

17 - PONTIFÍCIO (O) COLÉGIO PORTUGUÊS DE ROMA. Subsídios para a sua história. Roma. MCMLXXXIV [1984].

De 27x22 cm. Com 73 págs. Ilustrado. Encadernação do editor com sobrecapa de protecção em plástico. Exemplar com dedicatória manuscrita do Pe. Amândio José Tomás, Reitor do Pontifício Colégio Português, ao Dr. José Ferreira Gomes. Contém anotações marginais a tinta.

Importante subsídio para a história do Pontifício Colégio Português em Roma, publicado por ocasião da visita do Papa João Paulo II a este colégio eclesiástico. Colige vários factos de grande interesse para a história do colégio extraídos da documentação existente nos seus arquivos. Descreve a sua fundação (pelo Visconde e Viscondessa da Pesqueira, D. António Barroso, António Braz, Mons. Machado e Padre Tabarelli), primeiros passos, actividade nos anos mais recentes e mudança para as actuais instalações. Elenca as várias congregações religiosas que estiveram ao serviço do Colégio, seus directores espirituais, vice-reitores e reitores, apresentando notícias históricas sobre estes últimos. Apresenta ainda o rol de alunos que ali estudaram entre 1899 e 1984, indicando a sua procedência (de dioceses de expressão portuguesa, de outros países e de institutos religiosos), terminando com a evocação dos Ecos de Roma e outras revistas ou manifestações culturais dos alunos.

16 - BRÁSIO. (António) D. ANTÓNIO BARROSO. Missionário, Cientista, Missiólogo. Selecção introdução e notas por... C. S. Sp. Lisboa. Centro de Estudos Históricos Ultramarinos. Lisboa. MCMLXI. [1961]. 

15 - O MISSIONÁRIO ANTÓNIO BARROSO. Exposição Documental. Catálogo. Organizada pelo Museu de Angola. Novembro. 1954. (Fotocópia)

14 - CUNHA. (Amadeu) JORNADAS E OUTROS TRABALHOS DO MISSIONÁRIO BARROSO. Ministério das Colónias. Agência Geral das Colónias. Divisão de Publicações e Biblioteca. 1938.

De 22,5x17 cm. com 218, [ii] págs. Brochado. Ilustrado em extratexto com 6 estampas.

13 - BOLETIM DA DIOCESE DO PORTO. Publicação Quinzenal Propriedade do Bispado do Porto, Director Dr. Theophilo S. C. V.  de Seabra. Tomo VI. 1919-1920. Porto. Escola Tipográfica da Oficina de S. José. 1919. (Fotocópia) 

12 - HOMENAGEM DA DIOCESE DO PORTO AO EXCELENTISSIMO E REVERENDISSIMO SENHOR D. AANTÓNIO BARROSO. Na Inauguração da Sua Estátua na cidade de Barcelos. Composto e impresso na Escola Tipográfica da Oficina de S. José. Porto. 1931. [Fotocópia].

11 - HOMENAGEM DA DIOCESE DO PORTO AO EXCELENTISSIMO E REVERENDISSIMO SENHOR D. AANTÓNIO BARROSO. Na Inauguração da Sua Estátua na cidade de Barcelos. Composto e impresso na Escola Tipográfica da Oficina de S. José. Porto. 1931. 

10 - FERREIRA PINTO. (António) D. ANTÓNIO BARROSO. Um Herói da Epopeia Portuguesa no Ultramar. Por... Bacharel formado em Teologia pela Universidade de Coimbra. Professor e Reitor do Seminário de Nª Sª da Conceição do Porto e Cónego da Sé Catedral. Porto. Tipografia Porto Médico. Porto. 1931. 

09 - UM HERÓI DA EPOPEIA PORTUGUESA NO ULTRAMAR. D. ANTÓNIO BARROSO. Colaboração de Antigos e actuais Alunos do Seminário de Nª Sª da Conceição do Porto. Tipografia Porto Médico. 1931. 

De 32x24,5 cm. Com 32, [iv] págs. Brochado. Ilustrado no texto. 

08 - HISTÓRIA DE REMELHE, Separata do Conselho de Barcelos Aquém e Além Cávado. S. d. [1928?] Fotocópia em pasta com ferragens de correr. 

07 - BISPO DO PORTO D. ANTÓNIO BARROSO. [Gravura] Nasceu a 5 de Novembro de 1854. Falleceu a 31 de Agosto de 1918. Officinas de O Commercio do Porto. S. d. Gravura acondicionada em moldura de madeira dourada. Na parte de cima, ao centro, apresenta um retrato de D. António Barroso sentado e na parte inferior encontram-se duas fotografias da capela em Remelhe, Barcelos, sua terra natal, para onde o seu corpo foi trasladado em 5 de Novembro de 1927. O conjunto está enquadrado por ornamentos com flores e alusões ao amor divino e ao rosário.   

06 - FOTOGRAFIA – D. ANTÓNIO BARROSO, BISPO DO PORTO, ACOMPANHADO DE … Prova fotográfica. De 23x17,2 cm. Montada sobre suporte de cartão pintado, com cercadura constituída por decorações florais em alto relevo. De 37,5x30,5 cm. S. d. [191?] Cartão com manchas e defeitos incluindo alguma perda de suporte nos cantos inferiores esquerdo e direito.

Fotografia que retrata D. António quando era Bispo do Porto acompanhado do Bispo [?] sentados no jardim de uma casa no Norte de Portugal durante um dos seus exílos para fora da Diocese do Porto que lhe foi imposto pelo governo republicano. Espécime fotográfico raríssimo desconhecido dos maiores estudiosos da vida deste eclesiástico e que não é reproduzido nem citado na mais recente e completa biografia de D. António Barroso.

05 - SÃO TIAGO. (Fr. Francisco de) O MONTE DA FRANQUEIRA (Barcellos) Descripção do Monte e sitio do Convento do Bom Jesus do Monte da Franqueira, noticia do antigo Castello de Faria e da Capella de Nossa Senhora da Franqueira que estão junto ao Convento. Extracto da Chronica da Santa Prov. de Nossa Senhora da Soledade. Livraria Valle. Barcelos. 1909. [Fotocópia]. 

04 - MENDES. (Alves) D. ANTONIO BARROSO. BISPO DO PORTO. Perfil. Nova edição mais correcta e accrescentada. Aloysio da Cunha Leite Editor. Porto. 1899. De 23,5x16,5 cm. com 47 págs. Encadernação com argolas e capas plásticas. Na folha de rosto apresenta impressa uma citação de Monsenhor Hulst: «Vous allez voir un Évêque! ...». [Fotocópia, com cartão de José Barroso de Castelo-Grande que a remeteu a José Ferreira Gomes]. 

03 - MENDES. (Alves) D. ANTONIO BARROSO. BISPO DO PORTO. Perfil. Nova edição mais correcta e accrescentada. Aloysio da Cunha Leite Editor. Porto. 1899. De 23,5x16,5 cm. com 47 págs. Brochado precisa de ser encadernado. Na folha de rosto apresenta impressa uma citação de Monsenhor Hulst: «Vous allez voir un Évêque! ...». 

Exemplar com sublinhados e um nota manuscrita na folha de rosto, com dados biográficos do autor, da autoria Dr. José Ferreira Gomes Vice-postulador da causa de canonização. Apresenta a capa de brochura e a folha de anterrosto com rasgão e esfacelamentos.  

2ª edição muito rara, publicada no mesmo ano da 1ª edição de uma obra que resume a biografia do Bispo em tom de elogio oratório. Tem 5 capítulos: O missionário, De Portugal ao Congo, Do Congo a Moçambique; De Moçambique a Meliapor e De Meliapor ao Porto. 

02 - FOTOGRAFIA - BIEL. (Emílio) SAHIDA SOLEMNE DO EXMO REVMO SEÑR. D. ANTONIO BARROSO. [Fotografia] Da Igreja de Santo Ildefonso para a Sé Cathedral no dia 2 de Agosto de 1899. Photo. da Casa Real Emílio Biel & Cª. Porto. 1899. De 20,6x25,9 cm. (fotografia) e 37,3x41,7 cm. (Moldura). Acondicionada em moldura de madeira castanha escura com friso dourado e vidro de protecção. Fotografia que regista o momento da saída de D. António Barroso da Igreja de Santo Ildefonso, onde se preparou, em direcção à Sé Catedral onde tomou posse do cargo de Bispo da Diocese do Porto para o qual tinha sido nomeado pelo Papa em 23 de Maio de 1899.

Na imagem é visível a Igreja de Santo Ildefonso com vários edifícios, no lado direito, engalanados e com muitas pessoas a assistir. O bispo avança no meio de um extenso cortejo, sob um pálio e está a descer a escadaria da igreja, tendo ultrapassado o gradeamento. É visível uma banda de música e uma densa multidão que ocupa todo o primeiro plano.   

Espécime fotográfico raríssimo que pertenceu ao Dr. José Ferreira Gomes, Vice Postulador do processo de canonização deste eclesiástico e que não é reproduzido nem citado na mais recente e completa biografia de D. António Barroso.

01 - ACTAS DA CONFRARIA DE NOSSA SENHORA DE PORTO D' AVE (Taíde, Póvoa de Lanhoso) Edição de José Gomes Ferreira. Fotocópias dos manuscritos. Encadernação a quente com capas de plástico.  

D. António José de Sousa Barroso (Remelhe, Barcelos 05-11-1854 - Porto 31-08-1918) Foi aluno do Colégio das Missões Ultramarinas a partir de 1873, em 1879 foi ordenado padre e em 15 de Outubro de 1879 celebrou a primeira missa. 

Missionário em Angola de 1880 a 1888. Chegou a Luanda em 8 de Setembro de 1880 donde partiu para fundar a Missão de S. Salvador do Congo, em 13 de Fevereiro de 1881, que exerceu grande influência e projecção religiosa e política. Ao mesmo tempo que exercia as suas funções de missionário redigiu notáveis relatórios e estudos científicos sobre diversos aspectos do território e das populações. 

Bispo de Himéra, prelado de Moçambique 1891-1897. Nomeado a 1 de Junho de 1891, foi sagrado em 5 Julho do mês seguinte na Sé de Lisboa. Chegou à sua diocese em 20 de Março de 1892 onde realizou uma obra fundamental aproveitando a sua experiência de Angola. Percorreu o território de norte a sul e de leste a oeste, em cinco viagens apostólicas cobrindo uma distância superior a 4 mil quilómetros, planeou e executou a criação de paróquias e missões (Lhanguene, perto de Lourenço Marques; Chinde, na Zambézia), organizou a cúria da prelazia, fomentou a instrução nas missões do interior, criou escolas para a educação de meninas indígenas (Instituto Leão XIII, em 1893), o Instituto Rainha D. Amélia, em Lourenço Marques, organizou os sacerdotes e religiosas de que dispunha obetndo um maior rendimento dos poucos recursos humanos existentes no território.   

Bispo de S. Tomé de Meliapor, na Índia em 1898 e 1899. Nomeado em 11 de Agosto de 1897, partiu de Lisboa, em Fevereiro de 1898, demorou-se em Roma até Maio, onde apoiou a criação do Colégio Português, chegou a Meliapor em 2 de Junho de 1898, logo em 15 de dezembro do mesmo ano obteve a assinatura de um Acordo com o Bispo francês de Triquinópole, que resolveu o conflito existente sobre as jurisdições dos dois bispos, tentou resolver igualmente o problema criado pelo bispo anterior relativo à venda de terrenos pertencentes ao Padroado Português e efectuou numerosas visitas pastorais.

Bispo do Porto de 1899 a 1918. A entrada solene foi realizada em 2 de Agosto de 1899 (Ver fotografia de Biel Nº )

Em 7 de Março de 1911 é desterrado pelo Governo Provisório sem limite de tempo só tendo voltado à sua diocese em 3 de Abril de 1914.

Julgado a 12 de Junho de 1913 é absolvido. Por Decreto de 31 de Julho de 1917 foi condenado a um segundo desterro pelo prazo de dois anos, que começou a cumprir em 7 de Agosto de 1917, em Coimbra, sendo amnistiado a 22 de Fevereiro de 1917, voltou à diocese onde faleceu prematuramente em 31 de Agosto de 1918, desgastado pelas doenças contraídas em África. 

José Ferreira Gomes (Remelhe 1915 - 2011) Advogado, funcionário público, empresário e professor no Instituto Comercial do Porto. Viveu em Angola, onde fundou a Companhia Açucareira do Cuanza, de que foi administrador delegado. Desde 1991 dedicou a sua vida a promover a causa da Beatificação e Canonização de D. António Barroso.  

Ref:

Constituição Apostólica Divinus perfectionis magister do Papa João Paulo II, de 25 de Janeiro de 1983. 

Normas que se hão-de observar nas investigações feitas pelos bispos nas causas dos santos. Congregação para as Causas dos Santos, 7 de Fevereiro de 1983. 

Referência: 1906PG100
Local: I-111-D


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters