RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SANTA MARIA. (Francisco de) ANNO HISTORICO, DIARIO PORTUGUEZ

NOTICIA ABREVIADA De pessoas grandes, e cousas notáveis de Portugal, A SABER: DOS SANTOS CANONIZADOS, E VAROENS VENERAVEIS EM SANTIDADE: Dos Fundadores de Religioens: Dos Sumos Pontífices: Dos Cardeaes: Dos Arcebispos, e Bispos, que mais satisfizeraõ as obrigaçoens de Prelados: Dos Reys, Rainhas, Príncipes, Infantes: Dos seus nascimentos, bautismos, coroaçoens, e casamentos detro, e fora do Reyno: dos filhos mesmos reys. Príncipes, e Infantes, havidos fora do matrimónio: Dos sereníssimos Duques, e Duquezas de Bragança: de seus filhos, e filhas: Dos Varoens mais famosos em Armas, e valor: Dos mais insignes em letras, e Escritos: dos Poetas, e Oradores mais singulares: Dos Ministros, e Cortezãos mais celebres: Dos milagres mais admiráveis: Dos Santuários mais illustres. Dos templos, e Mosteiros mais sumptuosos: Das batalhas, e vitorias terrestres, e navaes: Das fundaçoens, conquistas, e defensas de Praças e Fortalezas: Das navegaçoens mais decantadas: Dos descobrimentos de novos mares, e de novas terras: Das pazes celebradas entre Portugal, e outras Potencias: Dos sinaes do Ceo, monstros, pestes, naugfragios, incedios, terramotos, e de todos os outros casos, trágicos, bélicos, políticos, e por outro qualquer modo memortaveis, pertencentes a Portugal, e succedidos, ou no mesmo Reyno, ou fora delle. OFFERECIDO A EL REY D. JOAÕ V. NOSSO SENHOR POR LOURENÇO JUSTINIANO DA ASNNUNCIAÇÃO, Conego Secular da Congregação de S. Joaõ Evangelista. COMPOSTO PELO PADRE MESTRE FRANCISCO DE S. MARIA Cónego Secular, Chronista, e Geral da Sagrada Congregaçaõ de S. João Evangelista, lente de Filosofia, e Theologia, Qualificador do S. Officio, Examinador das trez Ordens Militares, Provedor do Hospital Real das Caldas. TOMO PRIMEIRO. Segunda vez impresso, e acrescentado, que contèm JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO, ABRIL, [TOMO SEGUNDO que contém MAYO, JUNHO, JULHO, AGOSTO. TOMO TERCEIRO que contém SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO, DEZEMBRO.] LISBOA. Na Officina, e à custa de DOMINGOS GONSALVES. M. DCCXLIV. (1744). Com todas as licenças necessarias, e Privilegio Real.

3 volumes de 30x21,2 cm. com [xii], 735, [iii]; [xvi], 654, [ii] e [iv], 636 págs.

Encadernações do século XX, inteiras de pele segundo o gosto antigo, com rótulos vermelhos, nervos e ferros a ouro com motivos florais nas lombadas e nas pastas em que desenham uma esquadria. Cortes das folhas levemente carminados. 

Exemplar com picos de traça nas margens do segundo volume, mancha no canto inferior esquerdo das páginas do terceiro volume, que se vai desvanecendo a partir do meio do volume e com falta da folha com erratas no terceiro volume.    

Impressão em caracteres redondos, com itálicos para os índices de cada dia. Texto adornado com cabeções com as armas de Portugal, com elementos vegetalistas e alegóricos, com inicias decoradas e com florões de remate, sendo especialmente notáveis os da página 624 do 2º volume e das páginas 417, 531 e 540 do 3º volume.   

No primeiro volume as folhas preliminares incluem a dedicatória a D. João V, as aprovações para a edição de 1713, elaboradas por Fr. Manuel Guilherme, Fr. José de Sousa e José Pereira de Lacerda, Dom Prior Mór de Palmela, as licenças a autorizar a 2ª edição e o prólogo. As páginas finais contêm as erratas e duas páginas em branco. 

O segundo volume apresenta um extenso prólogo de Lourenço da Anunciação Justiniano, nas páginas preliminares e as erratas numa das páginas finais estando a outra em branco.

As licenças e aprovações dos volumes segundo e terceiro estão nas páginas 569 a 578 do terceiro volume. Todos os volumes contêm extensos e pormenorizados índices analíticos impressos a duas colunas.   

Conjunto completo com a 2ª edição do primeiro volume (a 1ª edição tinha sido publicada em 1714) e as primeiras e únicas edições dos volumes segundo e terceiro.

Obra que narra muitos factos da história de Portugal, com grande pormenor pela ordem da data em que ocorreram e muitos outros dados biográficos e cronológicos e tudo o que vem descrito na folha de rosto. Vasto conjunto de efemérides, que abarca quase todos os campos da actividade e dos conhecimentos humanos da época.

Contém biografias de mais de sessenta Padres da Companhia de Jesus, muitos deles beatificados e canonizados, assim como efemérides desta Ordem religiosa. Entre eles o P. António Vieira, S. Francisco Xavier, José de Anchieta, Manuel da Nobrega.   

Descrição pormenorizada dos conteudos / Detailed content description

Muito importante para o estudo da História de Portugal e de muitas outras matérias e também da visão que os homens do século XVIII tinham do sentido da história e do conhecimento das ciências.    

Padre Francisco de Santa Maria (Lisboa 1653 - 1713) É um autor clássico tendo escrito grande número de sermões, biografias de religiosos e obras de história.

Ameal 2125. 

Azevedo e Samodães 3020. 

Inocêncio II, 462.

Referência: 1909PG008
Local: SACO PG 19


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters