RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BOCARRO. (António) DECADA 13 DA HISTORIA DA INDIA.

Composta por... Chronista d"aquelle Estado. Publicada de ordem da Classe de Sciencias Moraes, Politicas e Bellas-letras da Academia Real das Sciencias de Lisboa, e sob a direcção de Rodrigo José de Lima Felner socio da mesma academia. Parte I. [Parte II]. Typographia da Academia Real das Sciencia. Lisboa. MDCCCLXXVI [1876].

2 volumes de 29,5x24 cm. Com xxiii, 805, [i] (numeração seguida 374; [viii], 377 a 805, [i]) págs. Encadernações com a lombada e os cantos em pele, com nervos e ferros a ouro realizada por Ismael Chuvas. Preserva as capas de brochura.

Exemplar com ex-libris de Augusto Guimarães Amora colados no interior das encadernações.   

As páginas preliminares sem numeração incluem um estudo dos manuscritos e uma nota biográfica do autor da autoria de Bulhão Pato, acompanhados da transcrição de seis documentos inéditos e o índice dos capítulos. As páginas 757 a 805 contém um índice alfabético de nomes históricos, geográficos e outras coisas notáveis. As páginas finais sem numeração incluem as erratas.

Inclui a narração dos feitos de D. Jerónimo de Azevedo, Vice-Rei da Índia entre 1612 e 1617, que se distinguiu na resistência contra os ataques ingleses e holandeses. Bocarro é um historiador rigoroso e com grande segurança no uso das fontes.

Apresenta um vasto manancial de informações sobre uma grande extenção geográfica. Para melhor explicar e situar os acontecimentos recua por vezes até ao ano de 1590 e, noutros casos, refere questões relativas ao ano de 1617.

António Bocarro (Abrantes 1594 - Goa 1642) era de origem judáica; passou pela crise religiosa; foi julgado pela Inquisição que o absolveu depois de ter «reflectido», tendo vindo a ocupar as elevadas funções de Cronista Geral e alto funcionário do Estado da Índia. Como Guarda-mor da Torre do Tombo de Goa, escreveu outras importantes obras tal como a Descrição de todas as Fortalezas do Oriente.

Ver:

Joaquina Rosa Silveira Grilo. A Década 13 de António Bocarro: Do Monomotapa ao Japão. Dissertação de mestrado. Lisboa. Universidade Nova. 2000.

Inocêncio I, 98 e XXII, 206.

Referência: 2001PG001
Local: SACO PG 28


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters