RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79727

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



RELAÇAÕ DOS POSTOS MILITARES, QUE SUA MAGESTADE FOY SERVIDO PROVER PARA A PROVINCIA DA BEYRA, POR DECRETO DE 12 DE JANEIRO DE 1754.

Mandada imprimir por ordem do Concelho de Guerra; para o que se concede licença a Manuel Carvalho, para que só elle as possa mandar imprimir. Lisboa. 21 de Janeiro de 1754. Pedro de Mello de Attaide.

Regimento de Cavallaria de Dragoens de Aveyro. Coronel: Francisco de Sá de Miranda. [...] Regimento de Cavallaria Ligeira de Almeida. Coronel: António Gomes de Sepulveda. [...] Regimento de Infantaria da Praça de Almeida. Coronel: António Gomes de Sepulveda. [...] Regimento de Infantaria de Penamacor. Coronel: João de Reboredo Távora. 

Tem junto: RELAÇAM DOS POSTOS MILLITARES, QUE SUA MAGESTADE, FOY SERVIDO PROVER POR SEUS Reaes Decretos, de 12. de Janeiro de 1754. para a Corte, e Provincia da Estremadura, e as mais que a estas se seguem. [Escudo de Armas Reais] LISBOA: MANDADAS IMPRIMIR POR ORDEM DO Concelho de Guerra, para o que se concede licença, a Manoel Carvalho, para que só elle as possa mandar. Imprimir. Lisboa 21. de Janeiro de 1754. Pedro de Mello de Atayde.

[Notar que esta folha de rosto não tem seguimento nem qualquer relação dos postos da Estremadura. No entanto, vide infra a relação do dispositivo militar da Corte e Provincia da Estremadura].

Tem junto: RELAÇÃO DOS POSTOS MILITARES, QUE SUA Magestade foi servido prover por seu Real Decreto de 12. de Janeiro de 1754. para o REGIMENTO DA CIDADE DO PORTO. Tenente Coronel: Vicente da Silva Fonseca.

[Junto com]: RELAÇÃO DOS POSTOS MILITARES, QUE SUA Magestade foi servido prover por seu Real Decreto para a Provincia do Minho. REGIMENTO DE INFANTERIA DE VIANNA. Coronel: Luiz de Mendonça Furtado. [...] REGIMENTO DE INFANTERIA DE VALENÇA. Coronel: Dom Thomaz da Silveira de Albuquerque.

[Junto com]: RELAÇÃO DOS POSTOS MILITARES, QUE SUA Magestade foi servido prover por seu Real Decreto de 12. de Janeiro de 1754. para a Provincia DETRÀS os MONTES. REGIMENTO DE CAVALLERIA DE DRAGÕES. Coronel: Francisco Jozé Sarmento Lozada. [...] REGIMENTO DE CAVALLERIA LIGEIRA. Coronel: António Pereira do Lago. [...] REGIMENTO DE INFANTERIA DA PRAÇA DE Chaves. Coronel Dom Hugo Kelly, com Patente de Brigadeiro de Cavalleria [..] REGIMENTO DE INFANTERIS DA PRAÇA DE Bragança. Coronel: Agostinho da Cunha Souto Maior. 

Seguido de: SARGENTOS MORES DE BATALHAS. Trata-se um fólio isolado com uma numeração errática (3/5 no anverso e no verso), apresentando uma bela vinheta xiligrafada com figuras alegóricas da Justiça e da História ladeando escudo real com louros (ainda hoje estandarte do Exército), seguindo uma importantissima relação de nomes dos Sargentos-Mores de Batalhas que sabemos serem todos da alta nobreza: duques, marqueses, condes, barões, e outros fidalgos. Começando com Todos os Coroneis de Cavallarias: Manuel da Costa Zuzarte de Brito, António Carlos de Castro, Jozé Bernardo de Távora e Dom António Ignacio da Silveira. [etc]

[Seguido um dispositivo militar, começando na página 5, e sem folha de rosto, poderá pertencer à folha de rosto anteriormente supra mencionada: RELAÇAM DOS POSTOS MILLITARES, QUE SUA MAGESTADE, FOY SERVIDO PROVER [..]  para a Corte, e Provincia da Estremadura]: REGIMENTO DE CAVALLARIA DE ALCANTARA. Coronel: O Maquês de Marialva D. Pedro de Meneses [...] REGIMENTO DA CAVALLARIA DO Caes. Coronel: O Conde de Óbidos com Patente de Brigadeiro. [...} REGIMENTO DE INFANTARIA QUE foy do Monteiro Mór. Coronel: O Conde de Lumiares. [...] REGIMENTO DE INFANTARIA DA CORTE, que foy do conde Cocullim [...] REGIMENTO DE SETUBAL DE Infanteria. [...] REGIMENTO DE INFANTERIA DE Cascaes. [...] REGIMENTO DE INFANTERIA DA Praça de Penixe. [

[Seguido de.] RELAÇAÕ DOS POSTOS MILITARES QUE SUA MAGESTADE foy servido prover para a Provincia do ALENTEJO. Em 12 de Janeiro de 1754. DRAGOENS DE EVORA. Coronel: Conde de Soure, com patente de Brigadeiro de Cavalaria. [...] REGIMENTO DE DRAGOENS DE Olivença. Coronel: Luiz Guedes de Miranda. [...] REGIMENTO DA  CAVALARIA LIGEIRA de Elvas. Coronel: Manoel da Costa, com patente de Brigadeiro. [...] REGIMENTO LIGEIRO DE Moura. Coronel de Ordás de Queiros. [...] REGIMENTO DE INFANTARIA de Castello de Vide. Coronel: Dom Fernando de Almeida [..] REGIMENTO DE INFANTARIA de Campo Mayor. Coronel: João Leite de Oliveira. [...] REGIMENTO DE INFANTARIA da Praça de Olivença. Coronel: António José Pereira. [...] REGIMENTO DE OLIVENÇA DE que he Coronel: Manoel Freire de Britto. [...] REGIMENTO DE ELVAS de que he Coronel. Dom Francisco Henriques. [...] REGIMENTO DE ELVAS DE que he Coronel João de Almeida e Mello. [...] REGIMENTO DE INFANTARIA DA Praça de Moura, de que he Coronel André Jozé de Vasconcelos. 

In fólio de 31x21 cm. Com 4; 26 fólios.

Brochado, precisa de ser encadernado.

Ilustrado com 2 belas vinhetas, variantes do escudo das armas reais de Portugal, utilizadas neste caso pelo Concelho de Guerra. 

Este conjunto de fólios trata-se de uma Ordem de Batalha do exército continental do Rei Dom José I de Portugal. O dispositivo militar encontra-se nominalmente organizado pela posição ocupada por cada um com um posto inicial (soldado, cabo, sargento, alferes) e uma graduação final como comandantes e tenentes dos batalhões. Isto é, são aspirantes já graduados em oficiais, tenentes, capitães e comandantes superiores. Cada aspirante graduado tem o nome mencionado na organização regimental e podemos observar como os jovens nobres eram enquadrados no dispositivo militar, por exemplo «Dom Damião da Silva Mascarenhas, Soldado, para Alferes do Primeiro Batalhão do Regimento de Infantaria de Cascais».

 Dim.: In folio (31x21 cm) with 26 folios.

Soft cover (binding copy). Illustrated with two beautiful vignettes, variants of the royal coat of arms of Portugal, used, in this case, by the War Council. 

This set of folios gathers an Order for Battle of the continental army of King D. José I of Portugal. The military facility was organised according to the initial rank (soldier, corporal, sergeant, ensign) and then the final rank, like commanders and lieutenants of the battalions. Each ensign has his name mentioned in the regiment’s organisation and we can see how the young noblemen were fit in the military facility, for instance «Dom Damião da Silva Mascarenhas, Soldier, promoted to Ensign of the First Battalion of Cascais Infantry Regiment ».

 


Temáticas

Referência: 2003JC021
Local: 2003JC021

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters