RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

     
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



RUGENDAS. (Escola de) CONJUNTO DE 2 PINTURAS A ÓLEO - EM MOLDURA OCTOGONAL - SÉC. 19 - PANORAMAS DO RIO DE JANEIRO.

Vistas antigas do porto do Rio de Janeiro, atribuídas à Escola de Rugendas.

Conjunto de dois óleos sobre tela, apresentando craquelé na pintura devido á antiguidade das telas.

Dimensão  das telas octogonais (altura e largura): de 49x54 cm.

Molduras de madeira com forma octogonal (altura e largura): de 60x66 cm.

Estes quadros são um par de belíssimas pinturas em formato octogonal (tanto da pintura como da moldura) representando o Rio de Janeiro: a vista da Baía de Guanabara com o promontório do Pão de Açucar muito distante e já fora do segundo plano. No primero plano o porto ou centro do Rio de Janeiro com cenas do quotidiano nas quais escravos tratam de colocar mercadoria e carregar fardos, e um homem (um senhor ou autoridade local) caminha com um chapéu alto e um bastão. Em segundo plano a Igreja de Santa Luzia e o Aqueducto.

Trata-se de um panorâma do principio ou meados do século dezanove (cerca de 1820-1840); pintado com a coloração própria da época, com desenhos executados com a mestria de um traço rápido e preciso.

Ambos os quadros retratam a mesma igreja de Santa Luzia em dois momentos diferentes (quando tinha uma e depois duas torres sineiras).

O quadro com a pintura a óleo colocado à esquerda na exposição representa o panorama que se pode observar à esquerda da Praia e da Igreja de Santa Luzia, nomeadamente: o Aqueduto da Carioca, o Morro de Santo António, e o Morro de Santa Teresa.

O quadro com a pintura a óleo colocado à direita na exposição representa o panorama que se pode observar à direita da Praia e da Igreja de Santa Luzia, nomeadamente: o Morro do Castelo com a Igreja de São Sebastião no seu cume, e a Praia da Ajuda.

Estas obras tem origem na escola de pintura neo-clássica europeia, pontificada no Brasil por dois pintores europeus: Rugendas e Debret. Ambos foram convidados pela Casa Imperial brasileira para irem ao Brasil efectuar levantamentos pictoricos de carácter artístico e cientifico. 

Jean-Baptiste Debret ou De Bret (Paris, 1768 -1848) foi um pintor da Missão Artística Francesa (1817) que fundou no Rio de Janeiro a academia de Artes e Ofícios, mais tarde Academia Imperial de Belas Artes. De volta a França (1831) publicou a Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil (1834-1839), documentando aspectos da natureza, do homem e da sociedade brasileira no início do século XIX.

Johann Moritz Rugendas (Augsburgo, 1802 - 1858) foi um pintor alemão, descendente de uma antiga família de artistas. Em 1821, aos 19 anos de idade, acompanhou a expedição do Barão Georg Heinrich von Langsdorff ao Brasil, e publicou em 1835, em Paris, o seu célebre trabalho «Malereische Reise in Brasilien» (Viagem Pictoresca Através do Brasil) no qual retrata, em belíssimas gravuras, cenas do Brasil colonial. Rugendas foi testemunha ocular da coroação de D. Pedro I como Imperador do Brasil, em 1822. No Rio de Janeiro fez amizade com os membros da Missão Francesa, especialmente com Jean-Baptiste Debret (1768-1848). A essa fase da viagem correspondem a maioria de seus desenhos de plantas e de animais, que permitiram aprimorar a técnica do desenho científico. Rugendas viajou para o México em 1831, e a partir de 1834, percorreu a América do Sul, visitando o Chile, a Argentina, o Peru, e a Bolívia. Em 1845 voltou ao Rio de Janeiro, onde retratou os membros da família imperial e foi convidado a participar na Exposição Geral de Belas Artes. No ano seguinte partiu definitivamente para a Europa. Em troca de uma pensão, anual e vitalícia, cedeu sua colecção de desenhos e aguarelas ao rei Maximiliano II da Baviera.

 View of the Bay and Harbour of Rio de Janeiro. Oil on Canvas. Portuguese Colonial landscape, circa 1820-1840. An octagonal view of the "Port of Rio de Janeiro" in the manner of Rugendas/Debret school, with the church of Saint Lucia in the background.

Referência: 2008JC004
Local: SDC


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express

SERVIÇOS

Avaliações e Compra


Organização de Arquivos


Pesquisa Bibliográfica


A SUA ENCOMENDA

Ver

Encomendar


Valor: €0

Temáticas


Índice Geral / All Categories

Livros Raros / Rare Books

free counters