RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79711

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



COSTA E SÁ. (José Anastácio da) ATLAS MODERNO PARA USO DA MOCIDADE, [4.ª EDIÇÃO]

Ou Principios claros para se aprender facilmente, e em pouco tempo a Geografia: com hum tratado methodico da esfera, onde se explicaõ o movimento dos astros, os diversos systemas, e o uso dos globos. Traduzido do Francez. Nova Edição Augmentada. LISBOA, MDCCCXXIV [1824]. Na Typografia Rollandiana.

In. 8.º de 15x10 cm. Com xxiv, 294, [ii]; 90, [vi] págs. Encadernação inteira de pele, com um rótulo e ferros a ouro na lombada.

Ilustrado com vinte e quatro mapas desdobráveis com o levantamento físico e político enquadrado pelas coordenadas geográficas.

Exemplar com danos na lombada em especial no rótulo e na coifa superior, com etiqueta de «José Rodrigues Pires, Livreiro - Antiquário. Lisboa», com quota, no verso da pasta anterior. Tem ainda uma assinatura de posse manuscrita na folha de rosto. O mapa treze apresenta danos ligeiros na margem  devido a um vinco mal feito.

Tem junto, nas últimas 90 páginas numeradas um «Suplemento ao Atlas Moderno, em que se contém as Novas Divisões segundo o estado politico da Europa, e das outras partes do mundo.»

As páginas preliminares contêm um extenso prefácio do tradutor José Anastácio da Costa e Sá. As últimas páginas não numeradas contêm, respetivamente: o sumário dos capítulos e o local da colocação de cada mapa desdobrável; um catálogo do editor. Surge por baixo do pé de imprensa a seguinte informação: «Vende-se em Casa de Rolland, Rua Nova dos Martyres, N.º 10.»

Obra muito importante para o estudo do ensino e dos métodos pedagógicos em Portugal, no final do século XVIII e início do século XIX. Foi publicada sem o nome do autor e do tradutor, mas Inocêncio informa que o tradutor foi José Anastácio da Costa e Sá (Lisboa ? - ca.1825), Oficial da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Ultramar e irmão mais novo de Joaquim José da Costa e Sá.

Ref.: Inocêncio IV, 220.


Temáticas

Referência: 2103SB047
Local: I-7-F-20


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters