RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79705

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PINA E DE MELLO. (Francisco de) A CONQUISTA DE GOA, POR AFFONSO DE ALBUQUERQUE;

Com a qual se fundou o Imperio Lusitano na Asia: POEMA EPICO; Que à MAGESTADE do Magnànimo, Augusto, e Poderoso Monarca JOSEPH I. REI de Portugal e dos Algarves Pela maõ Do Illustrissimo, e Excellentissimo Senhor Duque Regedor Dedica Francisco de Pina, e de Mello, Moço Fidalgo da Casa Real, e Academico da Academia Real da Hsitoria Portugueza. COIMBRA: No Real Collegio das Artes da Companhia de JESUS Anno de 1759. Com todas as licenças necessarias.

In 4º de 21,5x15,7 cm. Com 18, [ii], 367, [i] págs. Cadernos quase soltos com restos de costura e por aparar.    

As folhas preliminares contêm a dedicatória ao Duque de Lafões, D. Pedro Henrique de Bragança, a tradução por Pina e Melo de um tratado sobre a Epopeia do Padre Batteux, citações em latim de Horácio e uma página em branco.  

Ten junto: REPOSTA COMPULSORIA À CARTA EXHORTATORIA, Para que se retrate o seu Author das calumnias que proferìo contra Os Reverendissimos Padres DA COMPANHIA DE JESUS da Provincia de Portugal. E lha dedica FRANCISCO DE PINA, E DE MELLO, Moço Fidalgo da casa Real, e Academico da Academìa Real da Historia Portugueza. [Coimbra, No Real Collegio das Artes da Companhia de Jesus 1755].   

In 8º de 21,5x15,7 cm. Com [viii], 88 págs. Brochadas e por aparar, as duas obras foram cozidas juntas, mas nunca foram encadernadas.

As páginas preliminares contém um prólogo ao leitor, uma carta do autor aos padres da Companhia de Jesus, com data de 26 de Junho de 1755, uma censura de Fr. Bernardo António do Vale, com data de 9 de Agosto do mesmo ano e as erratas.

Exemplares das duas obras com acidez e manchas marginais, em especial no fim da primeira obra e nas folhas finais da segunda. Com a folha de anterrosto solta, defeito no pé da folha de rosto e das folhas preliminares da Conquista de Goa e no canto inferior da última obra com perda de papel sem afectar o texto em ambos os casos. 

Duas obras raras por terem sido impressas na Imprensa do Colégio da Companhia de Jesus de Coimbra, pouco antes da expulsão da Companhia de Portugal por ordem do Marquês de Pombal.  

O segunda obra em que Pina e Melo defende os Jesuítas do ataque que lhes foi desferido pela obra - Carta Exhortatória, que foi publicada anónima, mas é da autoria de Barbosa Machado, é muito rara pois o autor foi obrigado a suprimir a maioria dos exemplares depois da expulsão dos Jesuítas. 

Avila Perez, 5884. A Conquista de Goa.

Ameal, 1784. A Conquista de Goa.

Rodrigo Veloso. Primeiro Escrínio, 3454. A Conquista de Goa.

Monteverde, 4155. A Conquista de Goa.

Fernandes Tomás, 3923. A Conquista de Goa.

Fernandes Tomás, 3921. Reposta Compulsoria

Mendes dos Remédios. Carta Exhortatoria aos Padres da Companhia de Jesus da Provincia de Portugal. Imprensa da Universidade. Coimbra. 1909.  

Inocêncio II, 35 e IX, 361. 


Temáticas

Referência: 2107PG001
Local: M-16-D-12


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters