RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 80191

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ROSA. (José António da) COMPENDIO DAS MINAS,

Dedicado ao Serenissimo Senhor D. JOAÕ, Principe do Brazil. Composto por José Antonio da Rosa, Sargento Môr, e Lente de Artilheria na Real Academia Militar. Segunda impressão. Lisboa: M. D. CC. XCIV [1794]. Na R. Typ. de João António da Silva. Impresor de Sua Majestade. Com licença da Real Meza da Commissaõ Geral sobre o Exame e Censura dos Livros.

De 20x13 cm. Com [vi], 268, [v, i br.], [xxx] págs. Notável encadernação da época, inteira de pele, com belos e elaborados ferros a ouro nas pastas e na lombada com nervos e rótulo vermelho com título gravado. Folhas de guarda recentes em papel decorativo marmoreado ao gosto da época. Corte das folhas mosqueado a vermelho.

Ilustrado em extratexto com 10 quadros de dados em 7 desdobráveis, entre as páginas 106 e 107, e, nas últimas páginas não numeradas, com 15 gravuras desdobráveis, numeradas das I a XV, apresentando um total de 52 figuras muito detalhadas. Inclui uma vinheta com as armas reais no rosto; uma bela gravura a encabeçar a primeira página numerada representando duas explosões causadas pela detonação de minas, junto de uma fortaleza, com detalhes de destroços, canhões, soldados e cavalos a serem projetados no ar; uma inicial decorada também com as armas reais. Todas as gravuras e decorações foram abertas em chapa de metal.

Exemplar com cerca de três folhas antes do início e trinta e um folhas no final, todas em branco. A encadernação pode ter sido restaurada ou aproveitada de outro livro. Apresenta uma mancha à cabeça das gravuras junto ao festo.   

Obra rara. Inocêncio não refere esta edição, mas apenas a primeira, publicada em 1791.

Escrita pelo autor para servir de apoio às suas aulas na Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, trata das técnicas de construir minas para fazer desmoronar os panos de muralha das praças fortes e também da arte de executar contraminas. Esta terá sido a sua única obra dada ao prelo. 

Toda a atividade mineira é explicada em três secções, num total de vinte e sete capítulos. A primeira secção contém «Definições e instruções dadas aos mineiros até que cheguem à galeria ao lugar em que se deve construir a câmara»; a segunda «Da teoria da pólvora aplicada às minas, e do que o mineiro deve executar até as fazer voar»; a terceira aborda «Os diferentes sistemas de contraminas: da aplicação delas ao ataque e defesa das Praças».

José Antonio da Rosa (Mourão, 1745 - Lisboa, 1832) foi tenente general, conselheiro de guerra e comandante geral da artilharia. Deputado às Cortes Constituintes de 1821.

Ref.: Inocêncio, IV, 246. Porbase, S.A. 10323 P.; Internet Archive, urn:oclc:record:1042466448.


Temáticas

Referência: 2111AD012
Local: M-10-D-30


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters