RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ARRAIS. (Frei Amador) DIALOGOS DE DOM FREI AMADOR ARRAIZ BISPO DE PORTALEGRE.

DIALOGOS DE DOM FREI AMADOR ARRAIZ BISPO DE PORTALEGRE. Em Coimbra em casa de Antonio de Mariz, Impressor. Anno de 1589. Com licença do Sancto Officio, e do Ordinario. Com Privilegio Real.

De 20,3x15,4  cm. Com [ii], 307, [i] fólio. Encadernação recente, inteira de pele, com nervos e ferros  a ouro na lombada e decoração em rectângulos a seco e a ouro, de gosto renascentista, nas pastas. Cortes das folhas carminados. 

As folhas preliminares incluem informações da Inquisição por D. Pedro, frade de Santa Cruz de Coimbra e Frei Àngleo Pereira e licenças da Mesa da Inquisição e de D. Afonso Bispo Conde de Coimbra; índice dos diálogos e prólogo ao leitor.

Exemplar apresenta folha de rosto com reforço junto ao festo; brasão episcopal parcialmente preenchido a tinta; verso da última folha com anotações manuscritas coevas. 

Obra prima da literatura portuguesa dividida em oito diálogos: 1 - Queixas dos ebfermos e cura dos médicos; 2 - Da gente Judaica; 3 - Da glória e triunfo dos Lusitanos; 4 - Em duas partes: Das condições do bom príncipe e Da consolação para a hora da morte. 5 - Da paciencia e fortaleza Cristã. 6 - Do testamento Cristão. 7 - Da invocação de nossa Senhora.    

Edição original quinhentista muito rara dos «Diálogos», obra escrita no âmbito da Contra-Reforma e um documento que bem traduz a mentalidade da época, à qual não é alheia algum anti-semitismo e uma tendência para citar autores clássicos, como influência da corrente humanística.

Fr. Amador Arrais (Beja ca.1530 - Coimbra 1600), carmelita calçado, professou a 30 de Janeiro de 1546. Figura de grande envergadura intelectual no século XVI e eloquente orador, foi pregador régio, coadjutor do cardeal D. Henrique e bispo de Portalegre (1581-1596). Contribuiu para o resgate dos prisioneiros de Alcacer Quibir, resignou ao bispado de Portalegre e viveu os seus últimos anos no Colégio do Carmo de Coimbra. 

Ref.: Inocêncio, I, p. 52. Anselmo, 894. BN (Séc. XVI), 32. Biblioteca de D. Manuel II, 25, Iberian Books 64372 [1258]. 

 

Referência: 2112AD003
Local: M-10-E-42


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters