RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79727

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VITRÚVIO POLIÃO. (Marco) DE ARCHITECTURA, DIVIDIDO EN DIEZ LIBROS,

Traduzidos de Latin en Castellano por Miguel de Vrrea Architecto, y sacado en su perfectiõ por Iuan Gracian impressor vezino de Alcala. Dirigido a la S. C. R. M. del Rey don Phelippe segundo deste nombre nuestro Señor. CON PRIVULEGIO. Impresso en Alcala de Henares por Iuan Gracian. M. D. LXXXII. [1582].

In fól. de 29,5x21 cm. Com 178, [i.e. 138], [viii] fólios. Encadernação do século XX, com a lombada e os cantos em pele, com rótulo verde, nervos e ferros a ouro em casas fechadas, e nas pastas delimitando as partes em pele. Folhas de guarda em papel marmoreado igual ao que reveste as pastas, da época da encadernação. Com fita marcadora em seda castanha.     

Ilustrado no texto com 136 gravuras xilográficas. Folha de rosto ornamentada com as armas reais de Espanha com o colar da Ordem do Tosão de Ouro, com iniciais ornamentadas no início do Privilégio Real, da dedicatória e da epístola aos leitores.   

Exemplar com defeito na folha de rosto e na folha seguinte, com perda de papel restaurada no pé junto ao festo que leva à perda de metade do pé de imprensa, de parte das últimas quatro linhas da dedicatória e uma palavra na quarta linha a contar do fim dos dois lados do fólio 3. Com manchas em especial, nas primeiras quarenta folhas. As primeiras folhas apresentam rasgos e esfacelamentos marginais que estão restaurados com tiras de papel do século XVIII. Com anotações coevas no pé da frente do fólio 6, nas margens dos fólios 12, 13,  38 verso e 39 a 41. 

Exemplar completo com o erro de numeração - o fólio 120 passa para 161 e continua até ao fim, com 178 por 139.   

Muito rara impressão espanhola do século XVI. Primeira tradução em castelhano desta célebre obra sobre arquitectura do mundo greco romano.  

As folhas 1 a 4 verso contêm o privilégio Real, de 5 de Abril de 1569, concedido a Mari Bravo, viúva do tradutor; dedicatória do impressor ao Rei Filipe II de Espanha; e epístola ao leitor. As folhas finais incluem: Vocabulario de los Nombres Obscuros y difficultosos e o índice de capítulos. 

Vitrúvio foi um escritor romano do século I, antes de Cristo, que é designado por alguns escritores como Marco Vitrivius Pollio, sendo o prenome e o cognome incertos. “De Architettura” é o único tratado europeu do período greco-romano que chegou aos nossos dias e serviu de fonte de inspiração a diversos textos sobre Arquitectura, Urbanismo, Hidráulica e Engenharia. Os seus padrões de proporções e os seus princípios conceituais a “utilitas” (utilidade), “venustas” (beleza) e “firmitas” (solidez), são os fundamentos da Arquitectura desde o Renascimento até aos nossos dias.

USTC nº 342487.

Iberian Books, 61659 (19649)  

Palau (1990) Vol. VII, 212 - Com a colação errada ou relativa  a uma variante. 


Temáticas

Referência: 2204PG003
Local: M-10-C-39

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters