RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79909

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MACEDO. (José Agostinho de) O ORIENTE. POEMA ÉPICO.

De... Plus ultra. NA IMPRESSÃO REGIA. 1827. Com Licença.

In 8º de 19x12,5 cm. Com [viii], xxii, 380, [ii] págs. Encadernação da época, inteira de pele com finos ferros a ouro com inscrição de título e autoria na lombada. Folhas de guarda em papel decorativo marmoreado.

Ilustrado com o retrato do autor desenhado por José Coelho e gravado por J.V. Priaz impresso em papel muito encorpado.

Exemplar com assinatura de posse de Firmino José Pires na folha de rosto, lombada ligeiramente cansada com marcas de desgaste nas coifas, danos nos cantos das pastas, picos de acidez e marcas de oxidação no interior.

As folhas preliminares sem numeração contêm nota dos editores e prefácio. As folhas preliminares com numeração romana contêm a dedicatória à Nação Portuguesa da edição de 1814. As páginas 379 e 380 incluem a transcrição dos documentos, atestando a entrega do original manuscrito à Biblioteca do Real Mosteiro de Alcobaça. As duas páginas finais, sem numeração, contêm as erratas mais notáveis.

2ª edição muito revista e alterada deste notável poema épico, sendo esta a versão definitiva da obra.

A primeira edição foi publicada em 1814 com base nos materiais usados por Agostinho de Macedo no poema narrativo «O Gama», publicado em 1811. O autor, ao escrever este poema sobre a Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia, pretendia ultrapassar Camões, pois considerava que Os Lusíadas tinham defeitos de estrutura. Como seria de esperar falhou no seu desmesurado intento, mas produziu um poema épico de excelente nível literário e merecedor de atento estudo.

José Agostinho de Macedo (Beja, 11-09-1761 - Pedrouços, 02-10-1831) é o maior escritor da transição do século XVIII para o XIX, necessitando a sua vasta obra de ser estudada e editada. É constituída por poesia épica e lírica, peças de teatro, oratória sagrada, crítica literária, polémicas literárias e políticas.

Ref.: Inocêncio IV, 183-215. XII 200-203.

 


Temáticas

Referência: 2207IR428
Local: I-95-D-50


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters