RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79709

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PINEL. (Michel) DE PRIMATU ROMANI PONTIFICIS | DE LA PRIMAUTÉ DU PAPE.

Opus cujus scopus est demonstrare Primatum Romani Episcopi, inter alios Episcopos nullum nisi honorificum esse, & illum Primatum nec divinum nec Jurisdictionis esse | Ouvrage ou l'on se propole de démontrer que la Primauté de rang & d'honneur, & qu'elle n'est ni d' instituion divine, ni de Juridiction. S.n. Londini | Londres. M. DCC. LXX. [1770].

In 8.º de 20x13 cm. Com xi, [i em br.], 513, [i em br.] págs. Encadernação inteira de pele com nervos e ferros a ouro em casas fechadas. Corte das folhas carminado. 

Exemplar com falhas de pele, principalmente na lombada, com etiqueta de cota.

Obra bilingue, com o texto em latim nas páginas pares e o francês nas ímpares.

Publicado de forma anónima, esta obra é atribuída a Michel Pinel (n. ? - 1775), padre da Sociedade do Oratório de Jesus e Maria e um importante membro dos Convulsionários de Saint-Médard.

O termo "convulsionários" foi cunhado no século XVIII a partir do termo médico "convulsão". Era originalmente utilizado para referir colectivamente indivíduos que sofriam de perturbações mentais que, durante os transes místico-religiosos, apresentavam convulsões, entre outras manifestações espectaculares. Mais tarde, o termo foi aplicado a um movimento político-religioso que surgiu no contexto da oposição jansenista à bula papal Unigenitus. Este movimento, que se tornou numa seita religiosa, foi definido pelos seus intervenientes como a «Obra das Convulsões».

Michel Pinel foi banido do ensino em 1736 e acaba por deixar a sua ordem religiosa por volta de 1746, quando se dedicou inteiramente à «Obra das Convulsões». Tornou-se administrador dos grupos convulsionários, principalmente em Lyon e Toulouse, e teve um papel fundamental na organização hierárquica dos mesmos e na propagação do movimento pela França. Tal levou a que fosse proclamado como o «primeiro pontífice da Obra» e ao surgimento do «pinelismo» — o ramo mais importante do movimento convulsivo.

A presente obra, publicada em 1769, constitui uma revolta contra a bula Unigenitus — a constituição apostólica que o Papa Clemente XI publica em Setembro de 1713 para atacar o jansenismo — e contra a autoridade e o poder papal de forma geral.

Ref.: University of Amsterdam - CataloguePlus, Wikipédia.


Temáticas

Referência: 2212AC228
Local: I-41-I-31


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters