RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79719

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MESQUITELA LIMA. (Augusto Guilherme) OS KYAKA DE ANGOLA. [2.º e 3.º VOLUMES]

2.º Volume - O Parentesco; [3.º Volume - Organização política e territorial]. Instituto de Estudos Africanos, Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa e Edições Távola Redonda. Lisboa. 1989 e 1992. 

2 Volumes de 22,6x15 cm. Com 221, 407 págs. Brochados. Ilustrados - no segundo volume com mais de 108 esquemas de parentesco, alguns ocupando várias páginas; no terceiro volume com 8 figuras, 43 fotografias a preto e branco, e 20  esquemas. 

Notável obra de etno-história, que é um estudo do interior da situação socio-cultural e não apenas a partir da documentação colonial, de uma etnia de Angola, no seu próprio meio, que anteriormente estava muito pouco estudada, pois só existiam curtas referências esparsas. O autor recorre a uma aparelhagem conceptual e a conhecimentos da cultura local, que lhe permitiram estabelecer categorias fundamentais, e isolar estruturas necessárias à compreensão de uma parte da sociedade a estudar. Os Kiaka pertencem ao grupo étnico dos Ovimbundu e tem ligações à Baixa do Cassange. O presente trabalho tem como base a Tese de Doutoramento defendida pelo autor Na Universidade de Paris X (Nanterre), em 1981, que foi orientada por Éric Dampierre.   

É também excepcionalmente importante devido ao facto de o trabalho de campo, que permitiu a recolha de um riquíssimo conjunto de informações etnográficas e antropológicas ter sido realizado, antes das grandes catástrofes que assolaram o território de Angola, nomeadamente a prolongada guerra civil que decorreu entre 1974 e 2002, sendo assim um um pormenorizado registo científico de um mundo, talvez perdido, e de certeza muito alterado.       

Augusto Guilherme Mesquitela Lima (Mindelo 1929 – Lisboa 2007) antropólogo e escritor cabo-verdiano foi director do Museu de Angola, fundou o Museu do Dundo e foi professor catedrático de Antropologia Cultural da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É autor de uma vasta obra em que avultam as investigações sobre os Quiocos e os Quiacas (Kyaka), etnias de Angola.


Temáticas

Referência: 2303PG007
Local: I-169-H-1


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters