RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79710

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CASTILHO. (Júlio de) LISBOA ANTIGA, SEGUNDA PARTE: BAIRROS ORIENTAIS. [2.ª EDIÇÃO, COM COMPLEMENTO]

2.ª Edição. Serviços Industriais da C. M. L. - Câmara Municipal de Lisboa. 1934-1938.

13 Volumes encadernados em 6 de 22x14 cm. Com 358; 247, [ii]; 324, [i]; 366; 274, [i]; 276, [iii]; 310; 295, [i]; 285, [ii]; 254; 314, [i], 335, [i] págs. Encadernações da época inteiras em pele com rótulos, nervos e ferros a ouro nas lombadas.

Profusamente ilustrados com retratos, gravuras e fotografias, ao longo do texto e em extratexto, sobre papel couché, incluindo também mapas desdobráveis.

Exemplar preserva as capas anteriores de brochura.

Segunda edição revista e muito aumentada pelo autor, com anotações de Augusto Vieira da Silva.

Tem junto, em complemento ao segundo volume da obra:

OSBERNO, Arnulfo e José Augusto de Oliveira. CONQUISTA DE LISBOA AOS MOUROS (1147). Narrações pelos Cruzados Osberno e Arnulfo, testemunhas presenciais do cêrco. Complemento ao volume II da «Lisboa Antiga» de Júlio de Castilho. Texto latino e a sua tradução para português pelo Dr. José Augusto de Oliveira. Prefácio do Engenheiro Augusto Vieira da Silva. 2.ª Edição. S. Industriais da C. M. L. [Câmara Municipal de Lisboa]. 1936.

Com 37 págs., 38-118 fol., 119-174, [viii] págs.

Ilustrado com fotografias e reproduções de páginas de manuscritos em extratexto, sobre papel couché. Inclui um desdobrável ao final com a reprodução de um azulejo na capela da portaria do extinto convento de S. Vicente-de-Fora.

Apresenta a transcrição do manuscrito em latim nas páginas do lado esquerdo e a tradução nas do direito. A numeração destas páginas é duplicada, o que resulta em 162 páginas numeradas por folhas, desde a 38 à 118.

Obra de referência da olisipografia, fundamental para o estudo da história da cidade de Lisboa pela enorme quantidade de informações que disponibiliza.

Em 1878 Castilho publica a primeira parte de Lisboa Antiga relativa ao Bairro alto, num volume em 360 páginas. As suas continuas investigações e estudos culminaram em nova edição em 5 volumes, publicados entre 1902 e 1904, assim como a elaboração de uma segunda parte da obra, a qual intitulou de Bairros Orientais, em 7 volumes entre 1884 e 1890.

Esta é a reedição dessa segunda parte, com base nos originais e anotações que Castilho reuniu para uma eventual nova edição, e que foram por ele atualizados até 1915. Surpreendido pela morte, não chegou a ver a publicação de tal edição. Os documentos foram adquiridos pelo Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, que os resolveu editar sob proposta do vogal da Comissão Administrativa, Luiz Pastor de Macedo, aprovada em sessão de 9 de Novembro de 1933. A edição foi orientada por Augusto Vieira da Silva, que contribui com breves anotações para esclarecimentos ou pequenos desenvolvimentos dos assuntos.

O complemento ao segundo volume trata-se da segunda edição da primeira tradução completa para a língua portuguesa do manuscrito De Expugnatione Lixbonensi, uma importantíssima fonte histórica contemporânea da conquista de Lisboa. É atribuída a Osberno, um cruzado que participou do cerco e da conquista, durante a Segunda Cruzada. A presente edição — revista e aumentada com apêndice — incluí ainda uma carta atribuída ao cruzado Arnulfo, no original em latim e com a tradução para português. Trata-se de outro relevante registo, ainda que relativamente menor do que o de Osberno.

A obra encontra-se organizada da seguinte forma, segundo as folhas de rosto e os índices:
Volume I - Primeiros Tempos, Alísubbo, Olísipo; Volume II - Tomada de Lissibona aos Moiros por el-Rei D. Afonso Henriques; Volume III - Conquista de Lisboa aos Mouros, documentação e genealogias; Volume IV - A freguesia de Sta. Cruz do Castelo, Palácio de Alcáçova, Torre do Tombo, A freguesia de Santa Justa; Volumes V e VI - A Sé de Lisboa; Volume VII - Igreja e Convento de S. Vicente de Fora, Ruas e palácios do Bairro de S. Vicente, Escolas Gerais, Igreja de Santa Marinha; Volume VIII - Igreja de Nossa Senhora dos Mártires, O Paço dos Duques de Bragança, Outros palácios célebres do sítio, Genealogias, Passeio em várias ruas da freguesia, Igreja Paroquial de S. Jorge, Passeio pela freguesia, Igreja Nova de S. Jorge em Arroios, Igreja e freguesia do Salvador; Volume IX - Freguesia de S. Martinho, Igreja Paroquial, Limoeiro e outros palácios da freguesia, Campo de Santa Bárbara, Palácios e quintas do sítio, Freguesia da Madalena, Porta do Ferro, Tipografias, Correio-mor, Ermidas de S. Crispim; Volume X - O Chão da Feira ao Castelo, O Rossio, Os Estaos, A Feira da Ladra, O Passeio Público, A Avenida; Volume XI - Igreja Paroquial de S. Bartolomeu, Paço de S. Bartolomeu, Palácio dos condes de Tentugal, Outros palácios da freguesia, O convento de Sto. Eloi, A Freguesia de S. Tiago; Volume XII - Apontamentos para Quadros do Viver dos Antigos Paços Reais em Portugal, Damas e Moços-Fidalgos na Antiga Côrte de Portugal.

Júlio de Castilho (Lisboa, 1840 — 1919), segundo visconde de Castilho, foi um jornalista, poeta, escritor e político português, filho do escritor António Feliciano de Castilho. Distinguiu-se como olisipógrafo, publicando diversas obras sobre a cidade de Lisboa e juntando uma importante colecção pessoal de documentos sobre o tema, hoje depositada na Biblioteca Nacional de Lisboa.

Obs.: Esta obra pesa mais de 5 kg. Está sujeita a portes extra.

 This work weighs more than 5 kg. It is subject to extra shipping costs.


Temáticas

Referência: 2305AC016
Local: SACO AC291-4


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters