RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79713

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CÉU. (Maria Benta do) JARDIM DO CEO PLANTADO NO CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA CIDADE DE BRAGA,

Em que se trata das Memorias da Fundação deste primeiro Convento do Reyno dedicado á Conceição purissima de nossa Senhora, e se expoem a vida da Veneravel D. Beatriz da Silva, Fundadora desta Ordem, e as de outras Religiosas illustres em santidade, que no referido Convento floreceraõ desde o anno de 1629. até o de 1764. Dedicado a Soberana, e Sempre Immaculada VIRGEM MARIA em sua Conceiçaõ purissima: Subdedicado ao Serenissimo Senhor DOM GASPAR, Arcebispo, Senhor de Braga, Primaz das Hespanhas. Composto Pela M.e MARIA BENTA DO CEO, Religiosa professa no mesmo Convento da Conceiçaõ d Braga. LISBOA: Na Officina de MANOEL COELHO AMADO, Anno de M. DCC. LXVI. [1766] Com todas as licenças necessarias.

In 8.º de 19,2x14 cm. Com [xxxii], 189, [i] págs. Encadernação inteira de pele com nervos e ferros a ouro na lombada e ferros a seco nas pastas com uma elaborada decoração constituída por motivos vegetalistas e geométricos dentro de uma dupla esquadria, com decorações nas margens. Cortes das folgas levemente carminados.

Ilustrado com pequeno florão no frontispício; uma xilogravura representando a Nossa Senhora da Conceição, encimada por uma oração em latim à Santíssima Trindade (Beata Trinitas) e abaixo com elogio, também em latim, a Maria Imaculada, livre do pecado original; cabeções, capitulares e um florão de remate decorados com motivos vegetalistas.

Exemplar com etiquetas de Augusto Ferin, Livreiro Encadernador e de Manuel Ferreira, Alfarrabista, com pequeno rasgão na folha de rosto junto ao festo, com um número escrito com tinta coeva sobre a palavra Ceo e com acidificação das folhas devido à qualidade do papel.

As páginas preliminares sem numeração incluem Dedicatória à Virgem Maria e a D. Gaspar Arcebispo de Braga, Prólogo, Licenças e Índice.

Obra muito importante para a história de Braga e desta Ordem religiosa fundada por uma Santa Portuguesa. O livro contém uma biografia de Santa Beatriz da Silva e da Madre Maria Custódia (1706 - 1739) de quem a autora foi uma das principais impulsionadoras do processo de beatificação.

A Ordem da Conceição de Maria foi fundada por D. Beatriz da Silva (Campo Maior, 1424 - Toledo, 1492) que em 1489 obteve de Inocêncio VIII, a bula ‘Inter Universa’ para a instituição da mesma, que seguia a regra adoptada pelos cistercienses. Em 1625, foi fundado o Convento de Nossa Senhora da Conceição de Braga por Geraldo Gomes, cónego da Sé de Braga, e seu irmão, Francisco Gomes, abade de Santa Maria de Adoufe, sendo a primeira casa da Ordem da Conceição de Maria, em Portugal. D. Beatriz da Silva foi beatificada em 1926 por Pio XI e canonizada em 1976 por Paulo VI.

Maria Benta do Céu (Braga, 1702 - 1785?) Entrou como noviça no convento de Nossa Senhora da Conceição, na rua dos Pelames, em Braga, com 18 anos, a 10 de fevereiro de 1720, e professou no ano seguinte a 18 de Fevereiro. Era dotada de ânimo activo e de fina inteligência, foi incansável na escrituração dos livros do convento, como escrivã do mesmo convento, funções que desempenhou por alguns anos. Foi provisora em 1744 e porteira em 1753. É autora da obra: Constituições que devem observar as religiosas do convento de Nossa Senhora da Conceição da Penha de França, da cidade de Braga instituído e reformado pelo Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles, no ano de 1725. Lisboa, na Ofic. de Filipe da Silva e Azevedo, 1789.

Deixou diversas obras manuscritas entre elas as seguintes: Ceremonias do côro e tudo o que occorre em o decurso do anno, conforme o breviario e missal, ao uso das religiosas da sagrada ordem de nosso serafico padre S. Francisco, pela madre Maria Benta do Céo, religiosa do mosteiro da Purissima Conceição, da cidade de Braga, acrescentando-lhe as ceremonias que se usam na sua sagrada ordem, escriptas no anno de 1739; Livro do assento em que se faz memoria do dia, mez e anno que as religiosas tomaram o habito n'este convento. E tambem se faz memoria do anno em que foi fundado, e outras noticias antigas pertencentes a esta ordem da Immaculada Conceição, escriptas pela madre Maria Benta do Céo, religiosa da mesma ordem, no anno de 1740.

Referências:

Anastacio, Vanda (Org.) - Uma Antologia Improvavel. A escrita das Mulheres (seculos XVI a XVIII). Lisboa: Relógio D’Agua, 2013, p. 312-313.

Morujão, Isabel - Bibliografia Cronológica da Literatura Monástica Feminina, Lusitania Sacra, 2.ª série, 7 (1995) n.º 232.

Inocêncio VI, 136 e XVI, 352.


Temáticas

Referência: 2305PG003
Local: M-3-C-40


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters