RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79710

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PICART. (Bernard) e Antoine de Labarre de Beaumarchais. LE TEMPLE DES MUSES.

ORNÉ DE LX TABLEAUX Où sont représentés les Evenemens les plus remarquables de L’ANTIQUITÉ FABULEUSE; Dessinés & gravés par B. Picart Le Romain, & autres habiles Maitres; et accompagnés D’EXPLICATIONS et de REMARQUES, Qui découvrent le vrai sens des Fables, & le fondement qu’elles ont dans l’Histoire. A AMSTERDAM, Chez ZACHARIE CHATELAIN M. DCC. XXXIII. [1733].

De 44x30,5 cm. Com [xii], 152, [iv] págs. Encadernação de grande beleza, de inícios do século XX, inteira de pele com nervos e ferros a ouro em casas fechadas na lombada, com o ano de 1783 gravado no pé. As pastas totalmente cobertas por belos e muito elaborados ferros a ouro, em esquadrias, com uma cercadura exterior com uma fiada dupla de elementos vegetalistas delimitada por filetes duplos que enquadram nova cercadura simples, que por sua vez é separada por filetes duplos de uma terceira cercadura simples com motivos vegetalistas virados para o centro, que está decorado por um losango constituído pelos mesmos motivos, sobre filetes duplos também em losango, tendo ao centro, interiormente um florão rodeado de pequenos elementos decorativos que se repetem nos cantos da parte central juntamente com motivos vegetalistas em voluta. Cortes das folhas carminados. Folhas de guarda em belo papel marmoreado.

Ilustrado em extratexto com frontispício gravado, bela composição de motivos arquitectónicos com o título enquadrado por um pórtico com duas colunas, com figuras alegóricas na frente de cada uma e composições alegóricas na parte superior e no embasamento relativas à morte, ao tempo e à arte; e 54 belas gravuras em água-forte, sobre papel mais encorpado, a maioria da autoria de Bernard Picart. As gravuras incluem legendas em alemão, francês, neerlandês e inglês, e encontram-se enquadradas por belas molduras com motivos alegóricos e antropomórficos todas da autoria de Picart.

Rosto impresso a vermelho e preto. Texto em caracteres itálicos na dedicatória, índice de capítulos e citações no texto e nas notas, dispostas em duas colunas. Inclui iniciais ornamentadas e florões de remate em xilogravura. A dedicatória apresenta um cabeção em água-forte com as armas do dedicatário.

Exemplar com falta de 6 gravuras: X, XV, XXII, XXIII, XXXV, LVI, encontrando-se uma folha branca em substituição das mesmas, pelo que terá sido encadernado já com estas falhas. Apresenta acastanhamento do papel e manchas de humidade em algumas folhas, destacando-se na margem lateral das folhas de anterrosto e rosto. Restauro amador na folha de anterrosto.

As primeiras páginas não numeradas contêm folha de anterrosto, dedicatória a Philipp Karl von Eltz ou Philippe-Charles d’Eltz (Kempenich, 1665 – Mayence, 1743) e índice de capítulos. As últimas folhas têm um índice de assuntos.

Este livro reúne 60 episódios da mitologia grega, cada uma acompanhada da sua gravura, desde o Caos até ao submundo, passando por Pandora, Prometeu, Pigmalião, Hércules, Andrómeda, Penélope, Sísifo, e muitos outros.

Le Temple des Muses é o título de uma obra do Abade de Marolles publicada em Paris em 1655 e dedicada à Rainha da Polónia, Marie-Louise de Gonzague. É um dos livros mais importantes publicados no século XVII para o estudo da mitologia na literatura da época. Trata-se de um fólio com mais de 500 páginas, ilustrado com 58 gravuras de página inteira.
A presente obra toma a de Marolles como ponto de partida, embora no prefácio se avise que o «título é quase a única conformidade que existe entre a sua obra e a que agora é dada ao público»; e que a presente obra é detentora de uma mais completa e precisa explicação histórica. Não obstante, a estrutura da obra é claramente semelhante, sendo o seu conteúdo modificado e resumido relativamente à primeira. No mesmo prefácio se refere ainda que algumas das gravuras se baseiam naquelas que ilustram a obra de Marolles, embora «apareçam aqui com tão grandes mudanças que, tirando a excepção, têm todo o mérito da novidade».

Bernard Picart (Paris, 1673 – Amsterdam, 1733) foi um notável ilustrador que ganhou muita reputação na Holanda e com um estilo semelhante ao de Rembrandt e Guido Reni.

Antoine de Labarre de Beaumarchais (1698 – 1750) é autor do texto. Nascido em Paris e antigo cónego parisiense, mudou-se para a Républica Holandesa onde se dedicou ao jornalismo e à escrita e, de acordo com o próprio, encontrou uma verdadeira liberdade de ideias e de expressão.

 44x30,5 cm. [xii], 152, [iv] pp. Very beautiful binding, from early 20th century, full leather with raised bands and gilt tools on spine, with the year 1783 engraved at its foot. The boards are completely covered with beautiful and very elaborate gilt tooling, in frames, with an outer frame with a double row of plant motifs inside double fillets that form a new simple frame, which in turn is separated by double fillets from a third simple frame with plant motifs facing the centre. The centre is decorated with a central fleuron framed by double lozenge fillets. Red edges. Beautiful marbled endpapers.

Illustrated hors-texte with engraved frontispiece, beautiful composition of architectural motifs with the title framed by a portico with two columns, with allegorical figures in front of each and allegorical compositions at the top and bottom relating to death, time and art; and 54 beautiful etchings, on thicker paper, most by Bernard Picart. The engravings include captions in German, French, Dutch and English, and are framed by beautiful allegorical and anthropomorphic motifs, all by Picart.

Frontispiece printed in red and black. Text in italics in dedication, chapter index and quotations in text and notes, arranged in two columns. Includes decorated initials and woodcut finishing fleurons. The dedication features an etching of the dedicatee's coat of arms.

Copy lacking 6 engravings: X, XV, XXII, XXIII, XXXV, LVI, with a white sheet replacing them, so it must have been bound with these flaws. The paper is browning and there are damp stains on some leaves, especially on the outer margin of the front and back leaves. Amateur restoration on half title page.

The first unnumbered pages contain an half title page, dedication to Philipp Karl von Eltz or Philippe-Charles d'Eltz (Kempenich, 1665 - Mayence, 1743) and chapter index. The last leaves have a subject index.

This work brings together 60 episodes from Greek mythology, each accompanied by its own engraving, from Caos to the underworld, including Pandora, Prometheus, Pygmalion, Hercules, Andromeda, Penelope, Sisyphus, and many others.

Le Temple des Muses is the title of a work by the Abbé de Marolles published in Paris in 1655 and dedicated to the Queen of Poland, Marie-Louise de Gonzague. It is one of the most important books published in the 17th century for the study of mythology in the contemporary literature. It is a folio of over 500 pages, illustrated with 58 full-page engravings.

The present work takes Marolles' as its starting point, although the preface warns that the "title is almost the only conformity that exists between his work and that now given to the public"; and that the present work has a fuller and more accurate historical explanation. Nevertheless, the structure of the work is clearly similar, its contents being modified and summarised in comparison with the first. The same preface also mentions that some of the engravings are based on those illustrating the work of Marolles, although "they appear here with such great changes that, apart from the exception, they have all the merit of novelty".

Bernard Picart (Paris, 1673 - Amsterdam, 1733) was a noted illustrator who gained much reputation in the Netherlands and with a style similar to that of Rembrandt and Guido Reni.

Antoine de Labarre de Beaumarchais (1698 - 1750) is the author of the text. Born in Paris and a former Parisian canon, he moved to the Dutch Republic where he devoted himself to journalism and writing, and where, according to himself, he found a real freedom of ideas and speech.

Referencias/References:

BNF, ark:/12148/cb30701498g

Worldcat, E39PBJk4B98MGfTqg6VGQhYtrq.


Temáticas

Referência: 2305SB039
Local: M-8-A-37


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters