RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79705

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SOUSA MARTINS. (José Tomás) e Hermenegildo Carlos de Brito Capelo. [ORG.] EXPEDIÇÃO SCIENTIFICA Á SERRA DA ESTRELLA EM 1881. [TODOS OS 6 RELATÓRIOS]

Sociedade de Geographia de Lisboa. Imprensa Nacional. Lisboa. 1883.

6 Obras de 30x24 cm. Com 26, [xx]; 133, [iv]; 122; 34; 22, [ii]; 77, [xx] págs. Brochados. Profusamente ilustrado em extratexto com mapas desdobráveis, levantamentos arqueológicos, quadros de dados meteorológicos, diagramas oftálmicos, quadros de dispersão arbórea e levantamentos epigráficos.

Conjunto de cinco dos seis relatórios, publicados, com os estudos das secções científicas e das suas subsecções científicas. 

A expedição foi realizada segundo uma proposta apresentada por Luciano Cordeiro, na Sociedade de Geografia de Lisboa, em 5 de Julho de 1880. Os presidentes da Comissão Administrativa da Expedição foram o médico Sousa Martins, que era também Presidente da Seccção de Medicina e o Capitão-Tenente Hermenegildo Capelo, que imprimiu aos trabalhos uma organização de cariz militar que muito contribuiu para o sucesso da Missão. 

Com início em 5 de Agosto de 1881, durou 19 dias, com a participação de 42 elementos divididos em 13 secções científicas e várias outras auxiliares, que integraram mais de 60 homens da região. O acampamento principal ficou estabelecido no planalto superior da Serra da Estrela, a 1850 metros de altitude. Estava organizado como um quartel e os trabalhos começavam e findavam com os toques de corneta da alvorada, recolher e silêncio. 

Os trabalhos receberam o apoio de vários organismos do Estado e das Câmaras Municipais da Guarda, do Carregal, de Manteigas e de Seia, que facultaram os meios de acolhimento, transporte e alimentação. 

Os cientistas que integravam a expedição, além das observações pessoais que realizaram, solicitaram grande número de informações a todas as entidades que possuíssem quaisquer relatórios e registos úteis aos seus fins.     

A expedição integrava uma secção de fotografia constituída pelos seguintes fotógrafos: Frederico Augusto Torres, Alberto Júlio Brito e Cunha, e Norberto Amâncio de Almeida Campos. Na época a fotografia era uma tecnologia recente que possibilitava um registo científico e documental de uma memória da viagem e um instrumento ao serviço do conhecimento e da ciência. 

Além do rico conjunto de registos científicos, de notícias diárias nos principais jornais de Lisboa, uma das consequências desta expedição foi a construção do Hospital Sousa Martins, destinado ao tratamento dos doentes tuberculosos, inaugurado em 18 de Maio de 1907 e que, nos nossos dias, é a ULS - Unidade Local de Saúde da Guarda.

Entretanto, as tendas e barracões serviram para internar os doentes de um surto de tifo que ocorreu na Vila de Manteigas, em Fevereiro de 1882. 

A expedição contribuiu também para o desenvolvimento do termalismo e do turismo na região da Serra da Estrela.   

Este conjunto incluí cinco dos relatórios dos trabalhos e observações científicas realizadas pela expedição.

Foi publicado mais um relatório da Secção de Medicina - Sub-secção de Ophthalmologia da autoria do médico Francisco Lourenço da Fonseca Junior e diversos folhetos, em tiragens muito reduzidas, relativos à organização e ao funcionamento interno da expedição, tais como: Indicações gerais; Secções auxiliares, topografia e acampamento; e Disposições regulamentares: avisos aos expedicionários.  

Ficaram inéditos diversos relatórios de Agronomia, Antropologia, Química, Geologia, Hidrologia, Fotografia, Zoologia e Zootécnica. As espécies botânicas recolhidas conservam-se no Herbário João de Carvalho e Vasconcelos, do Instituto Superior de Agronomia e os mapas dos levantamentos realizados conservam-se na Sociedade de Geografia de Lisboa. 

O presente conjunto inclui os seguintes relatórios:          

1 - MARTINS SARMENTO. (Francisco) EXPEDIÇÃO SCIENTIFICA À SERRA DA ESTRELLA EM 1881. SECÇÃO DE ARCHEOLOGIA. [...] Relatório do sr. Dr. … Sociedade de Geographia de Lisboa. Imprensa Nacional. Lisboa. 1883.

De 33x25cm. Com 26, [xx] págs. Brochado, deve ser encadernado. Ilustrado com 10 estampas em folhas separadas reproduzindo esboços com a localização de estações arqueológicas, inscrições epigráficas, sepulturas, objectos, arcos romanos e antas.

2 - HENRIQUES. (Júlio Augusto) EXPEDIÇÃO SCIENTIFICA À SERRA DA ESTRELLA EM 1881. SECÇÃO DE BOTANICA. Relatório do Sr. Dr. … Sociedade de Geographia de Lisboa Imprensa Nacional. Lisboa. 1883. De 33x25cm. Com 133, [iv] págs. Brochado deve ser encadernado. Ilustrado com 2 folhas desdobráveis com 32x53cm, reproduzindo uma carta geográfica de Portugal com a distribuição das principais espécies botânicas pelo território nacional e a distribuição das referidas espécies pelas diversas alturas do relevo da Serra da Estrela.

3 - MARRECAS FERREIRA. (Luiz Feliciano) EXPEDIÇÃO SCIENTIFICA À SERRA DA ESTRELLA EM 1881. SECÇÃO DE ETHNOGRAPHIA. Relatório do sr. … Sociedade de Geographia de Lisboa. Imprensa Nacional. Lisboa. 1883.

De 33x25cm. Com 122 págs. Brochado, deve ser encadernado. A obra foi dedicada a Luciano Cordeiro, historiador e Presidente da Sociedade de Geografia. Colige e transcreve as lendas populares da região da Serra da Estrela a partir de fontes escritas, nomeadamente de obras impressas e de um manuscrito pertencente à Diocese da Guarda.

4 - TORRES. (Leonardo) e Jacinto Augusto Medina. EXPEDIÇÃO SCIENTIFICA À SERRA DA ESTRELLA EM 1881. SECÇÃO DE MEDICINA. Relatório dos Srs. Drs. … Sociedade de Geographia de Lisboa. Imprensa Nacional. Lisboa. 1883. 

De 33x25cm. Com 34 págs. Brochado, deve ser encadernado. O relatório decorre das páginas 1 a 24. A página 25 apresenta um mapa das análises efetuadas às águas potáveis e termais. As páginas 27 a 33 incluem um mapa das observações meteorológicas efetuadas nas Caldas de Manteigas e um mapa dos doentes observados na mesma localidade, com as respetivas notas na página 34.

5 - FONSECA. (Francisco Lourenço da) Secção de Medicina, Sub-secção de Ophthalmologia. Relatório do Sr. Dr. Francisco Lourenço da Fonseca Júnior. Sociedade de Geographia de Lisboa. Imprensa Nacional. Lisboa. 1883, De 33x25cm. Com 22, [ii] págs. Brochado. Ilustrado a cores numa das páginas finais. Exemplar Com etiqueta da Livraria Metrópolis.   

6 - SILVA. (Augusto Carlos da) EXPEDIÇÃO SCIENTIFICA À SERRA DA ESTRELLA EM 1881. SECÇÃO DE METEOROLOGIA. Relatório do Sr. … Sociedade de Geographia de Lisboa. Imprensa Nacional. Lisboa. 1883. De 33x25cm. Com 77, [xx] págs. Brochado, deve ser encadernado. 

Ilustrado em extratexto com 10 estampas, reproduzindo cartas geográficas, esquema com a situação dos instrumentos de medição e gráficos da pressão atmosférica, temperaturas do ar, velocidade dos ventos, curvas do anemógrafo, tensão do vapor de água e da evaporação.

Das páginas 1 a 46 decorre o relatório e da 47 à 77 encontram-se 30 quadros com todas as medições executadas durante a expedição.

Referências:

Helena Gonçalves Pinto - Uma viagem ao cume do conhecimento. A expedição científica à Serra da Estrela em 1881. Câmara Municipal de Seia. 2022.    

Inocêncio XVII, 396 - Os 6 Relatórios da expedição. 

Inocêncio, III, 6 - Francisco Martins de Gouveia Morais Sarmento. 

Inocêncio, XIII, 250-251 - Júlio Augusto Henriques. 

Inocêncio, XIII, 288-289 - Leonardo Moreira Leão da Costa Torres. 

Inocêncio, XVI, 16 e 17 - Luís Feliciano Marrecas Ferreira. 


Temáticas

Referência: 2306PG003
Local: M-6-B-11


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters