RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79710

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



BRAZ DE OLIVEIRA. (Gil), Vítor Luís Martins Coimbra e Manuel Joaquim Moreira dos Santos. A INDÚSTRIA PORTUGUESA DO CIMENTO. UM SÉCULO DE HISTÓRIA 1890-1990.

1.º Volume: As fábricas, as empresas e os homens que protagonizaram o primeiro século desta indústria em Portugal [2.º Volume: Química e tecnologia, evolução dos laboratórios, regulamentação industrial]. Cimpor, Cimentos de Portugal. Lisboa. 1995.

2 Volumes de 26x20,5 cm. Com xxiii, 595; x, 285 págs. Encadernações do editor em percalina, com gravações a ouro nas pastas anteriores e lombadas, e sobrecapas de proteção ilustradas. Ilustrados no texto a preto e branco e a cores, com fotografias, gravuras, tabelas e fac-símiles de documentos. 

Exemplar com dedicatória do autor na folha de anterrosto do primeiro volume. Estojo editorial em falta.

1.ª Edição de uma obra fundamental para a história da indústria cimenteira portuguesa, organizada em dois volumes onde o primeiro sobre autoria de Gil Braz de Oliveira e o segundo com co-autoria de Vítor Luís Martins Coimbra e Manuel Joaquim Moreira dos Santos.

No primeiro descreve-se a curva evolutiva desta indústria em território nacional, distinguindo quatro fases muito características: Fase pioneira (1890-1920), marcada pela instalação da primeira fábrica de cimento, próxima de Alhandra; Fase de consolidação (1920-1940), marcada pela montagem da fábrica de Maceira-Liz; Fase de crescimento (1940-1970), marcada pelas primeiras iniciativas no Ultramar (Angola e Moçambique); Fase de expansão (1970-1990), em que o consumo interno passa de 2 para 7 milhões, bem acima da média europeia. A esta divisão temporal associa-se a história de cada uma das fábricas em funcionamento, seus dirigentes e gestão.

No segundo volume a narrativa assenta na descrição dos aspetos químicos e tecnológicos da indústria, enquadrando os laboratórios no contexto da evolução do conhecimento dos ligantes hidráulicos, consagrando a última parte à regulamentação industrial do sector.


Temáticas

Referência: 2307JS279
Local: I-136-B-19


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters