RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79979

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MACARRONEA LATINO-PORTUGUEZA.

Quer dizer: Apontoado de Versos Macarronicos Latino-Portuguezes, que alguns Poetas de bom humor distillarão do alambique da cachimonia para o desterro da melancolia. A que se ajunta hum segundo apontoado de algumas Obras em Verso, e prosa, alinhavadas na linguagem Portugueza, e guarnecidas de conceitos arrastrados, e frazes esteiradas, para Instrucção de Novatos buçaes, e desfastio de Leitores leigos. Terceira Impressam. Accrescentada com o Sabio em mez e meio, e a segunda parte a economia; e algumas outras Obras. Porto, Na Officina de Antonio Alvarez Ribeiro. Anno de 1791. Com licença da Real Meza da Comissaõ Geral sobre o Exame, e Censura dos Livros. 

In 8.º de 15,4x11 cm. Com [ii], 362, 23, [i], págs. Encadernação da época, inteira de pele, com rótulo, nervos e ferros a ouro. 

No pé da folha de rosto e no centro da última folha sem numeração apresenta o seguinte anúncio: Vende-se na mesma Officina na Rua de S. Miguel, nas Casas N.º 260.  

Exemplar com desgastes na encadernação, com pequenos furos restaurados na lombada, nas charneiras e na pasta anterior, que tem um quadrado com cruzes inseridas, grosseiramente desenhado com um instrumento cortante. Com assinatura de posse coeva na folha de guarda anterior: Bartolomeu Coelho Neves Rebelo e pequenas manchas no pé de algumas folhas.  

As páginas 85 a 96 estão deslocadas e colocadas entre as páginas 176 e 177, mas a obra está completa. As páginas finais contêm uma obra com folha de rosto própria, com a data de 1790, mas com o pé de imprensa igual à obra anterior, com o seguinte título: Queixas de Amaro Mendes Gaveta, estudante de Coimbra. Contra pulgas, percevejos, bestas de jornada, arrieiros, estalajadeiros [...] Por Domingos Gonçalves Perdigoto, constituída por sete sonetos e 38 oitavas. 

Rara 5.ª, edição que não é referida por Inocêncio. A obra foi publicada pela 1.ª vez em Lisboa, 1765, 2.ª edição em Lisboa, 1786, 3.ª edição no Porto em 1787, 4.ª edição, Porto, 1790, 5.ª edição, Porto, 1791, 6.ª edição, Lisboa, 1792, 7.ª edição Lisboa, 1816. Durante o Século XIX foi publicada em 1843 e 1890. Algumas das obras que integram este livro foram publicadas pela primeira vez, em folhetos de cordel, no Século XVIII.      

Livro muito popular constituído por diversas obras em prosa e verso português e com imitações de latim, com carácter humorístico, geralmente referentes aos meios estudantis da Universidade de Coimbra.

Contém 26 obras em latim macarrónico, como o Palito Métrico, Bisnaga Escolástica, Brincatio Poetica e Caloiriados. Em português inclui o Freio Metrico, Carta de Guia para Novatos, Queixas de um estudante, O sabio em mez e meio. 

Foi possível identificar os seguintes autores:

P. João da Silva Rebelo (Sortão, Vimeiro 1) Inocêncio IV, 36 que assina obras com o pseudónimo de António Duarte Ferrão e Bonjamé Bernardino de Albuquerque e Faro (Inocêncio I, 390).

José António Xavier Coutinho (Almada 17? - ?) Inocêncio IV, 240, que usa um anagrama. 

Francisco Manuel Gomes da Silveira Malhão (Óbidos 1757 - 1809) Inocêncio II, 435 e IX, 330, autor de O sabio em mez e meio e Economia Escolastica.  

Inocêncio V, 343 e 344. XVI.


Temáticas

Referência: 2307PG011
Local: M-4-D-61


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters