RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79721

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



VENTURA DA SILVA. (Joaquim José) REGRAS METHODICAS PARA SE APRENDER A ESCREVER [1.ª EDIÇÃO, LIVRO E ALBUM, 1803]

O Caracter da LETRA INGLEZA, Acompanhadas de Humas Noções de Arithemetica, Offerecidas Ao Augustissimo Senhor DOM PEDRO, Principe da Beira. Compostas Por JOAQUIM JOZÉ VENTURA DA SILVA, Professor de Escrita, e Arithmetica. Lisboa M. DCCCIII. [1803] Na Officina de Simão Thaddeo Ferreira. Com Licença da Meza do Dsembargo do Paço.

In 8.º de 16,5x11,1 cm. Com 273, [iii] págs. Encadernação da época inteira de pele, com ferros a ouro. Cortes das folhas pintados de amarelo. Ilustrado com uma gravura em extratexto colocada depois da folha de rosto, com o retrato em meio corpo do autor desenhado pelo seu irmão Henrique José da Silva, em 1803 e aberto em chapa de metal por Gregório Francisco de Queiroz.

Tem junto: REGRAS METHÓDICAS PARA SE APRENDER A ESCREUER O CARACTER DA LETRA INGLEZA [ÁLBUM 1803] Offerecidas ao Augustissimo Senhor DOM PEDRO Principe da Beira Compostas por Joaquim Jozé Ventura da Silva professor d' Escrita e Arithmética Lisboa. 1803.

Livro oblongo de 26,3x39,5 cm. Com 32 fólios. Brochado. Cortes das folhas pintados de azul. Ilustrado com um frontispício representando uma bela alegoria e 31 gravuras desenhadas por Ventura da Silva e gravadas a buril pelos artistas, José Lúcio da Costa e Inácio José de Freitas.

Exemplar deste conjunto com (no livro) falta do rótulo e leves desgaste superficiais em especial à cabeça da charneira, na coifa e cantos, com (no álbum) desgastes na lombada e nos cantos das capas de brochura que estão reforçadas.

Conjunto muito raro composto pela 1.ª edição do livro sobre caligrafia, de 1803 e pela 1.ª Edição do álbum, de mesmo ano, que ilustra as normas explicadas no livro. Foi publicada uma segunda edição em 1819, uma terceira edição em 1841 e um fac-simile publicado no Porto em 1899.

Magnífica e muito completa obra de caligrafia que segundo Inocêncio é a melhor que possuímos no seu género. O autor continuou a escola de Manuel Andrade de Figueiredo, mas acrescentando ideias originais e com influências dos calígrafos ingleses Charles Snell e George Shelley. Alguns dos tipos de letras foram usados para criar fontes para as letras à disposição do utilizador nos programas informáticos modernos, nomeadamente pelo designer Dino dos Santos.

O livro inclui dedicatória ao Príncipe D. Pedro, futuro Imperador do Brasil e depois Rei D. Pedro IV de Portugal, uma introdução; a obra sobre caligrafia ocupa as páginas 11 a 89, com a 90 em branco a que se segue um Tratado de Aritmética nas páginas 91 a 266, o índice preenche as páginas 267 a 273. As páginas finais incluem as erratas e duas páginas em branco.

A obra sobre caligrafia é composta por uma Notícia prévia sobre a utilidade, origem e invenção da escrita, com 4 capítulos e as regras metódicas com 12 capítulos. Na primeira Ventura da Silva descreve os caracteres usados em Portugal desde a fundação até aos fins do século XVIII e os princípios a que deve obedecer uma boa escola de caligrafia Na segunda descreve com grande pormenor todas as questões relativas à escrita e aos meios que eram usados para escrever, a maneira de aparar e pegar nas penas, ensinando até duas receitas para fazer tinta.

O tratado de aritmética, constituído por 10 capítulos, explica a principais operações de somar, subtrair, multiplicar e dividir, com tabuadas, as operações com fracções, os números complexos, as regras de três, os cálculos de juros, a redução do papel Moeda a metal, assim com os valores e subdivisões das moedas, pesos e medidas usados na época em Portugal.

Joaquim José Ventura da Silva (Lisboa, 1777 - 1849) Professor de instrução primária e secundária, e um dos melhores calígrafos portugueses. O seu irmão, Henrique José da Silva, é dos mais importantes pintores do século XIX.

Além deste álbum e dos livros que referimos acima, Ventura da Silva é autor das seguintes obras: Orthographia da lingua portugueza, reduzida a regras geraes e especiaes. Com um appendice, e um novo methodo de ensinar e de aprender a ler o portuguez. Lisboa, Imp. Nacional 1834; e Descripção topographica da nobilissima cidade de Lisboa, e plano para a sua limpeza e conservação da saude de seus habitantes: com um mappa corographico das parochias e sua população. Lisboa, Imp. de Militão José &C.a 1835.

 In octavo. 18x12 cm. 273 (I) pp. Contemporary full leather binding. Yellow edges.

Illustrated with an hors-texte engraving after the title page with a half-length portrait of the author drawn by Henrique José da Silva, the author's brother, in 1803 and etched in a metal plate by Gregório Francisco de Queiroz.

Together with:

REGRAS METHÓDICAS PARA SE APRENDER A ESCREUER O CARACTER DA LETRA INGLEZA [ÁLBUM 1803] Offerecidas ao Augustissimo Senhor DOM PEDRO Principe da Beira Compostas por Joaquim Jozé Ventura da Silva professor d' Escrita e Arithmética Lisboa. 1803.

Oblong book measuring 26.3x39.5 cm. 32 folios. Paperback. Light blue edges. Illustrated with a frontispiece depicting a beautiful allegory and 31 engravings drawn by Ventura da Silva and engraved by the artists José Lúcio da Costa and Inácio José de Freitas.

Set with (in the book) the label missing and slight surface wear especially at the head of the hinge, on the caps and corners, with (in the album) wear on the spine and corners of the paperback covers which are reinforced.

Very rare set comprising the 2nd edition of the book on calligraphy from 1819 and the 1st edition of the album from 1803, which illustrates the rules explained in the book. A third edition was published in 1841 and a facsimile was published in Porto in 1899.

Magnificent and very complete work of calligraphy which, according to Inocêncio, is the best we have of its kind. The author continued the school of Manuel Andrade de Figueiredo, but added original ideas and influences from the English calligraphers Charles Snell and George Shelley. Some of the typefaces have been used to create fonts for the letters available to the user in modern computer programmes, in particular by designer Dino dos Santos.

The book includes a dedication to Prince Pedro, future Emperor of Brazil and later King Pedro IV of Portugal, an introduction; the work on calligraphy occupies pages 11 to 89, with page 90 blank followed by a Treatise on Arithmetic on pages 91 to 266, the index fills pages 267 to 273. The final pages include errata and two blank pages.

The work on calligraphy is made up of a Notícia prévia on the usefulness, origin and invention of writing, with 4 chapters, and the regras metódicas with 12 chapters. In the first Ventura da Silva describes the characters used in Portugal from its foundation until the end of the 18th century and the principles that a good school of calligraphy should obey. In the second he describes in great detail all the issues relating to writing and the means that were used to write, how to trim and pick up quills, and even teaches two recipes for making ink.

The arithmetic treatise, made up of 10 chapters, explains the main operations of adding, subtracting, multiplying and dividing, with tables, operations with fractions, complex numbers, the rules of three, interest calculations, the reduction of paper money to metal, as well as the values and subdivisions of coins, weights and measures used at the time in Portugal.

Joaquim José Ventura da Silva (Lisbon, 1777 - 1849). Primary and secondary school teacher, and one of the best Portuguese calligraphers. His brother Henrique José da Silva was one of the most important painters of the 19th century.

In addition to this album and the books mentioned above, Ventura da Silva is the author of the following works: Orthographia da lingua portugueza, reduzida a regras geraes e especiaes. With an appendix, and a new method of teaching and learning to read Portuguese. Lisbon, Imp. Nacional 1834; and Descripção topographica da nobilissima cidade de Lisboa, e plano para a sua limpeza e conservação da saude de seus habitantes com um mappa corographico das parochias e sua população. Lisboa, Imp. de Militão José &C.a 1835.

Referências/References:

Jorge Manuel dos Reis Tavares Duarte - Três movimentos da letra: o desenho da escrita em Portugal. Tese de doutoramento. Universidade de Lisboa. Faculdade de Belas Artes. 2008.
Ernesto Soares - História da Gravura Artística, I, 552, José Lúcio da Costa - o album; II, 1546, o retrato.
Arquivo Bibliográfico, Tomo I, n.º 2, 2369 (com 43 fólios).
Fernandes Tomás, 5377.
Monteverde, 5519 (livro, na edição de 1819, acompanhado do Atlas, com 32 folhas, com falta de algumas.
Inocêncio IV, 114 e XII, 99.


Temáticas

Referência: 2311PG026
Local: M-17-TOP-9


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters