RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79925

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ALBUQUERQUE FELNER. (Alfredo de) ANGOLA: APONTAMENTOS SÔBRE A COLONIZAÇÃO DOS PLANALTOS E LITORAL DO SUL DE ANGOLA. [3 VOLS.]

Extraídos de documentos históricos por… (Obra Póstuma). I Tômo [II Tômo e III Tômo]. Divisão de Publicações e Biblioteca. Agência Geral das Colónias. Lisboa. 1940.

3 Volumes de 22,5x16 cm. Com xiii, 259, [i]; 313, [i]; 299, [i] págs. Brochados. Ilustrados com o retrato do autor e mapas sobre papel desdobrável em anterrosto. Exemplar com alguns picos de acidez nas folhas preliminares.

Alfredo Frederico de Albuquerque Felner, 1872-1937 (Vide GEPB, Vol. XI, págs. 59-60) Oficial do Exército, governador de Moçâmedes (agora Namíbe) e da Huíla; assentou praça em 1888, cursando a Escola do Exército: Alferes de infantaria em 1893, Tenente em 1900; capitão em 1909; Major em 1916; Ten-Coronel em 1917, e Coronel em 1928. Em 1925 estava na situação de adido ao Ministério das Colónias, quando se dedicou apaixonadamente aos estudos da História de Angola - de que deve ser considerado um dos criadores - frequentando assiduamente os arquivos nacionais, de onde conseguiu arrancar preciosa documentação histórica, dando à estampa pela primeira vez o inquérito de Abreu de Brito -Sumário e descrição do Reino de Angola de 1592 - da Biblioteca da Ajuda, pelo qual se esclarece a vida política e económica de Angola nos tempos do seu primeiro governador, Paulo Dias de Novais (1575-1589) e no efémero governo do seu sucessor Luís Serrão. A esse trabalho seguiu-se o seu livro «Angola apontamentos sobre a ocupação e início do estabelecimento dos portugueses no Congo, Angola e Benguela», editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra em 1933. Este trabalho, acompanhado de abundante e preciosa documentação, estuda a época dos descobrimentos, mormente a viagem que levou á descoberta do estuário do Zaire e do Reino do Congo. Os últimos anos da sua vida foram empregados ainda em reunir activamente materiais para um novo trabalho, que teria o mesmo título de «Angola, Apontamentos sobre a colonização dos planaltos e Sul de Angola». Esse estudo que só veio a ser publicado já depois do seu falecimento foi editado em 1940, pela Agência Geral das Colónias, e é também um riquíssimo repositório de documentação que vai de 1675 a 1893, referente ao estabelecimento dos portugueses no Sul de Angola, que o ilustre escritor havia coligido para trabalho de maior fôlego e em continuidade do livro publicado em 1933, mas a que a sua pena infelizmente já não pôde dar corpo.


Temáticas

Referência: 2312MA047
Local: SACO PG121-03


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters